Presidente do CPB participa da Cúpula Internacional do Esporte no Vaticano

qui, 29 set 2022 15:58:20 -03:00



Mizael Conrado, terceiro da esquerda para a direita, com representantes brasileiros na Cúpula | Foto: Divulgação/CBF

Mizael Conrado, terceiro da esquerda para a direita, com representantes brasileiros na Cúpula | Foto: Divulgação/CBF

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, participou da abertura da Cúpula Internacional do Esporte, evento organizado pelo Vaticano nesta quinta-feira, 29. Durante a realização do encontro, haverá mesas redondas, grupos de trabalho, ações nos museus do Vaticano e  a Santa Missa. Na sexta-feira, 30, dirigentes e atletas vão assinar a “Declaração do Esporte para Todos”.

O principal objetivo da Cúpula é instigar o mundo do esporte e as políticas internacionais, regionais e locais a abraçar a Declaração que os participantes apresentarão, comprometendo-se a trabalhar pela integração das pessoas na sociedade por meio do esporte.

"No Brasil, já estamos participando desse movimento de utilizar o esporte como meio de inclusão. E é muito importante que o Vaticano esteja conosco. Todos sabem a importância do Vaticano para a sociedade mundial. O que está acontecendo aqui é um marco. A tendência é que haja uma potencialização de políticas públicas que estimulem o esporte como uma poderosa ferramenta de inclusão das pessoas com deficiências", disse Mizael. 

Ao final da Cúpula, o Papa Francisco lerá uma declaração, na qual, haverá uma menção ao esporte para pessoas com deficiências: "O esporte deve aumentar seus esforços para incluir pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade, tais como pessoas com deficiência. Muitas instituições oferecem ótimos exemplos de adaptação do esporte para dar aos
participantes, com necessidades físicas e/ou intelectuais, um caminho para a plena inclusão".

Mizael esteve acompanhado por Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Mauro Silva, vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF); Mislaine Scarelli, vice-Presidente de Governança Corporativa da Federação Paulista de Futebol; Pedro Trengrouse, advogado e coordenador Acadêmico do Programa FGV/FIFA/CIES em Gestão de Esporte; e Daniel Brito, gerente de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

*Com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial