Escola Paralímpica de Esportes conquista oito medalhas e é campeã da Copa Loterias Caixa de Judô 

sex, 16 set 2022 14:37:35 -03:00



Judocas e comissão técnica da Escola Paralímpica de Esportes posam com medalhas | Foto: Divulgação/CPB

Judocas e comissão técnica da Escola Paralímpica de Esportes posam com medalhas | Foto: Divulgação/CPB

A Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação esportiva para crianças e jovens de 8 a 17 anos, foi representada por oito atletas na Copa Loterias Caixa de Judô no último final de semana. E todos subiram ao pódio. A competição foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contou com 58 participantes. 

Em um torneio realizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), com o objetivo de captar novos talentos da modalidade, a Escola de Esportes do CPB, sob as cores do São Paulo Futebol Clube, destacou-se com sete medalhas de ouro e uma de bronze. Tais conquistas levaram a equipe ao título da competição. Veja mais abaixo. 

Destaque para as judocas Ana Clara Rodrigues e Wiliany Vitória, que, pela segunda vez, conquistaram medalhas de ouro na Copa Loterias Caixa. No último mês de março, ambas já haviam sido campeãs em suas respectivas classes e categorias no campeonato. 

Na ocasião, Ana foi medalha de ouro na classe J2 (judocas que possuem percepção de formas ou definição de imagens), categoria acima de 70 kg, enquanto Wiliany também subiu ao lugar mais alto do pódio na classe J1 (cegos), categoria até 48 kg. 

Os bons resultados de Ana já lhe renderam uma convocação para a Seleção Brasileira de jovens, que realiza sua terceira fase de treinamentos de 2022, entre os dias 18 e 24 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico. 

Confira as medalhas conquistadas pelos alunos da Escola Paralímpica de Esportes do CPB

J1
Classe: Sub-13 
Peso: Leve
Kimberly Silva - ouro

Classe: Sub-15 
Peso: Leve 
Wiliany Vitória - ouro

Classe: Sênior
Peso: Médio
Julia Souza - ouro

Classe: Sênior
Peso: Ligeiro
Jorge Silva - bronze

J2
Classe: Sub-15
Peso: Médio
Geovanna Lima - ouro

Peso: Pesado
Gabriela Rocha - ouro

Peso: Super Pesado
Ana Clara Rodrigues - ouro

Peso:
Super Pesado
Pedro Henrique Nery - ouro

Escola Paralímpica de Esportes
A Escola é realizada pelo CPB desde 2018 e, atualmente, são oferecidas aulas em 13 modalidades: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Patrocínios
O judô é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial