Atleta de 18 anos do Centro de Referência de João Pessoa ganha 2 ouros no Meeting Paralímpico de atletismo

dom, 11 set 2022 12:07:27 -03:00



Luiz Antônio Bezerra prepara arremesso durante Meeting Paralímpico Loterias Caixa de João Pessoa | Foto: Samuel Santos/CPB

Luiz Antônio Bezerra prepara arremesso durante Meeting Paralímpico Loterias Caixa de João Pessoa | Foto: Samuel Santos/CPB

O paraibano Luiz Antônio Bezerra, 18, da classe F43 (para atletas com deficiências nos membros inferiores), conquistou duas medalhas de ouro, no arremesso de peso e lançamento de dardo, durante o Meeting Loterias Caixa de atletismo de João Pessoa (PB). A competição foi realizada neste domingo, 11, na Vila Olímpica da capital paraibana. 

O evento contou com 110 atletas inscritos em disputas de campo e pista. João Pessoa foi a quinta capital brasileira a receber uma edição do Meeting Paralímpico em 2022. Neste ano, a competição já passou por Campo Grande (MS), Macapá (AP), Fortaleza (CE) e Natal (RN). Na próxima quarta-feira, 14, será a vez de Recife (PE) receber provas de atletismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Natural da cidade de Várzea, interior da Paraíba e a 280 km de João Pessoa, Luiz estreou em uma competição adulta no Meeting de Natal, disputado na última quinta-feira, 8, ocasião em que bateu o recorde brasileiro do arremesso de peso. Ele alcançou a marca de 11,41 m e superou a distância de 10,32 m de Franciso Alves, feita em Recife, em março de 2020. Na capital paraibana, neste domingo, Luiz arremessou para 11,14 m e subiu ao lugar mais alto do pódio. No lançamento de dardo, outra medalha de ouro, com a marca de 32,69 m. Nessa prova, ele superou Felipe da Silva por apenas um centímetro. 

Para o atleta, que começou no paradesporto em 2019, os treinos no Centro de Referência de João Pessoa, sob os comandos do técnico Pedro de Almeida, o Pedrinho, têm feito toda a diferença em seu desempenho. 

“É um treinador conhecido em todo o Brasil e de coração enorme. Ele abraça a todos. Estou há quatro meses em João Pessoa, buscando uma melhora e essa preparação já tem dado resultado”, disse Luiz, referindo-se a Pedro, que também é responsável pelos treinos dos campeões paralímpicos Petrúcio Ferreira e Alan Fonteles. O último, inclusive, também participou do Meeting da capital paraibana nas provas de 100 m e 400 m. Ele fez os percursos em 11s83 e 57s91, respectivamente.  

Luiz tem paraplegia em ambos os pés e é um dos atletas que utilizam a estrutura do Centro de Referência de João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) mantém 33 Centros de Referência em todas as regiões do país, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em prol do desenvolvimento do paradesporto desde a base até o alto rendimento. 

Apesar de pouco tempo no esporte paralímpico, o jovem paraibano já teve a oportunidade de disputar as Paralimpíadas Escolares 2021 e a Gymnasiade 2022, evento esportivo mundial para jovens em idade escolar e que foi realizado na Normandia, França, no último mês de maio. “Foi muito importante ter disputado competições de base, mas agora o objetivo é melhorar o meu desempenho em provas adultas e chegar aos 12 m no arremesso de peso. A próxima oportunidade para alcançar essa meta é o Meeting de Recife”, finalizou Luiz, da Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba (AAPD/PB).

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades. 

Os objetivos do evento são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil. Para ver o calendário completo do evento em 2022, basta clicar aqui. 

Confira o catálogo do Meeting de João Pessoa:

- Atletismo


Patrocínios 
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa. 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e Braskem. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
O atleta Petrúcio Ferreira é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial