Clube de Brasília é campeão brasileiro de canoagem paralímpica

seg, 29 ago 2022 15:03:50 -03:00



Uilian Mendes, do IBRES, celebra vitória na Bahia | Foto: Waldeck Alves/CBCa

Uilian Mendes, do IBRES, celebra vitória na Bahia | Foto: Waldeck Alves/CBCa

O Campeonato Brasileiro de canoagem paralímpica se encerrou neste domingo, 28, com o Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES), de Brasília, como campeão. A instituição somou 191 pontos, seguida pelo Clube de Regatas de Curitiba/PR (81 pontos) e Iate Clube de Londrina/PR (68 pontos). 

A competição foi realizada em Santo Estevão, na Bahia, e contou com canoístas que conquistaram medalhas no Mundial de Halifax, Canadá, disputado no início deste mês. Foram os casos de Mari Santili (Clube de Regatas de Curitiba), Igor Tofalini (Iate Clube de Londrina/PR) e Luís Carlos Cardoso (AFPMSBC/SP).

Igor e Luís foram campeões em suas provas, 200 m VL2 (atletas que usam tronco e braços na remada) e 200 m KL1 (canoístas que utilizam apenas os braços na remada), respectivamente. Mari Santilli esteve presente em duas disputas: 200 m KL3 e 200 m VL3. Na primeira, feita em caiaque e sua especialidade, a paranaense foi campeã. Já na segunda, realizada em canoa, ela ficou com a medalha de prata. 

Para Fátima Fernandes, supervisora de canoagem paralímpica da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o campeonato comprovou a força dos atletas que já têm conquistado resultados expressivos internacionalmente, mas, acima de tudo, reforçou o ótimo trabalho de equipe feito pelo IBRES. 

"Os clubes brasileiros da canoagem paralímpica estão se esforçando muito. Prova disso são os excelentes resultados conquistados no Mundial e Pan-Americano de paracanoagem, recentemente realizados em Halifax. Por isso, gostaria de parabenizar a todos os técnicos e demais profissionais envolvidos diariamente nos treinamentos. E, principalmente, à equipe do IBRES, campeã nacional com todos os méritos", finalizou Fátima.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial