Paranaense de 18 anos estreia na Seleção de basquete em CR durante Copa América da modalidade

seg, 11 jul 2022 17:24:20 -03:00



Sergio, de braços cruzados, posa junto com os atletas da Seleções masculina e feminina do Brasil no CT Paralímpico | Foto: Vinícius Bacelar/CPB

Sergio, de braços cruzados, posa junto com os atletas da Seleções masculina e feminina do Brasil no CT Paralímpico | Foto: Vinícius Bacelar/CPB

O Centro de Treinamento Paralímpico, na zona sul de São Paulo, vai receber a Copa América de basquete em cadeira de rodas, entre os dias 13 e 18 de julho. O Brasil será representado por suas Seleções masculina e feminina. Além das equipes brasileiras, outros sete times femininos e seis masculinos vão participar do torneio. 

A competição vale vagas para o Mundial da modalidade em Dubai, marcado para o final do ano. Para se classificar ao principal torneio de basquete em CR da temporada, a técnica Ana Cardoso, da Seleção Brasileira masculina, apostou em uma mescla entre atletas experientes e jovens. Um dos novatos é o paranaense Sergio Rosário Júnior, 18, que fará a sua estreia pela equipe principal. 

No último mês de março, Sergio compôs a Seleção brasileira sub-23 que foi vice-campeã em um torneio qualificatório, disputado no México, posição que a garantiu no Mundial da categoria, na Tailândia, ainda sem data definida. 

Para o jogador, a experiência na Seleção de base será decisiva em seu desempenho na Copa América com o time principal. "No sub-23, tivemos uma semana intensa de trabalho, assim como está acontecendo agora, aqui no CT, com a equipe adulta. Tanto na base como na Seleção principal, os atletas são unidos e se ajudam muito", disse o jovem, que continuou: "As outras seleções também trouxeram atletas do Sub-23 para a Copa América. Então, eu já conheço alguns adversários e posso passar algumas informações à técnica Ana e aos meus companheiros". 

Sergio nasceu em Curitiba, mas mora em São Paulo desde os seis anos de idade, época em que já começou a se interessar pelo basquete em CR. "Sempre fui um apaixonado por esportes. Conheci a ADD Magic Wheels/SP [clube que defende até hoje] e não parei mais", afirmou o atleta, que tem  mielomeningocele, uma má formação na medula nervosa. 

Agora, na Seleção Brasileira principal, Sergio afirmou que disputar a Copa América em casa é um misto de felicidade e responsabilidade. "Tenho certeza de que o Brasil pode ser protagonista no torneio e brigar pelas primeiras posições, ainda mais com a torcida ao nosso lado", finalizou. 

A Seleção Brasileira masculina estreia nesta quarta-feira, 13, diante do Canadá, às 19h. O jogo será aberto ao público, com entrada gratuita. 

Confira os jogos da Seleção Brasileira pela primeira fase da Copa América:

Masculino

Quarta, 13

19h - BRASIL X Canadá

Quinta, 14

15h - Argentina x BRASIL

Feminino
Quarta, 13
15h -  BRASIL x Bolívia

Quinta, 14
17h -  Guatemala x BRASIL

Sexta, 15

15h - BRASIL x Canadá

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial