Atletas do basquete em cadeira de rodas comemoram Copa América no CT Paralímpico; Brasil estreia na próxima quarta, 13

sex, 08 jul 2022 13:15:35 -03:00



O atleta José Júnior segura bola de basquete durante treino da Seleção Brasileira no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

O atleta José Júnior segura bola de basquete durante treino da Seleção Brasileira no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

Atletas do basquete em cadeira de rodas têm apontado o Centro de Treinamento Paralímpico como um fator diferencial para a disputa da Copa América da modalidade, que acontecerá a partir de 13 até 18 de julho, no mesmo local. 

A grande estrutura disponilibizada no espaço, a familiriadade com as quadras com o CT Paralímpico, além da presença do público a favor, foram algumas das razões apontadas pelos atletas brasileiros que devem contribuir com o desempenho da Seleção Brasileira diante dos adversários.

O torneio continental reunirá oito seleções masculinas e oito femininas, sendo que os homens disputarão quatro vagas para o Mundial em Dubai, marcado para o final do ano. Já as mulheres irão competir por três vagas para esta mesma competição.

"Representar o Brasil dentro do país, poder trazer a nossa família para o CT Paralímpico, divulgar a nossa modalidade paras as pessoas mais próximas, ter a nossa torcida é a parte mais emocionante. O mais comovente dos Jogos do Rio 2016 foi ter as pessoas do Brasil por perto, ouví-los cantando o hino nacional com a gente. Poder ter a Copa América no CT Paralímpico vai ser sensacional e vai dar um gás para o Brasil", afirmou Paola Klokler, medalhista de bronze na Copa América em 2017.

"Cada seleção é uma novidade, é sempre uma emoção muito grande representar o Brasil, mesmo que a gente tenha muito tempo de carreira. Estamos super empolgadas e unidas. O nosso objetivo é o primeiro lugar. Além da vaga para o Mundial, queremos ser campeãs”, completou a atleta paulista que tem má-formação congênita na perna esquerda.

Entre as mulheres, a Seleção Brasileira fará parte do Grupo B da competição, com Bolívia, Canadá e Guatemala. O primeiro jogo das atletas do Brasil será na quarta-feira, 13, às 15h, diante da Bolívia. 

Já no masculino, o Brasil também será integrante da Chave B da Copa América, com Argentina, Canadá e México. A estreia brasileira entre os homens também será na quarta, 13, contra os mexicanos, às 19h.

"É uma emoção muito grande de jogar em casa, ver a nossa torcida gritando e nos apoiando todo jogo. Muito feliz em realizar uma competição dessa grandeza nas instalações do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Serão grandes jogadores, vai ser um show de basquete em cadeira em rodas", apontou o mineiro José Júnior, vice-campeão sul-americano no final do ano passado pela Seleção Brasileira.

Confira os jogos da Seleção Brasileira pela primeira fase da Copa América:

Masculino

Quarta, 13
19h BRASIL x México

Quinta, 14
15h Argentina x BRASIL

Sexta, 15
17h Canadá x BRASIL

Feminino

Quarta, 13
15h BRASIL x Bolívia

Quinta, 14
17h Guatemala x BRASIL

Sexta, 15
15h BRASIL x Canadá

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial