Atletas paralímpicos brasileiros ganham nove medalhas em torneio mundial escolar na França nesta terça

ter, 17 mai 2022 15:35:58 -03:00



José Furtado, à esq., e Júlio Santana posam com medalhas na França | Foto: Divulgação/CPB

José Furtado, à esq., e Júlio Santana posam com medalhas na França | Foto: Divulgação/CPB

A delegação paralímpica brasileira conquistou nove medalhas na Gymnasiade, nesta terça-feira, 17. Este é um evento mundial escolar, que ocorre na Normandia, na França, até o dia 22 de maio. Foram quatro de ouro, quatro de prata e uma de bronze no judô e na natação. Além destas modalidades, o Brasil também tem representantes paralímpicos no atletismo. 

Nesta terça, os judocas Gustavo Lima (classe J1) e Danilo Gerônimo (J1) subiram ao lugar mais alto do pódio, enquanto Larissa Barros (J1) ficou em segundo lugar.  

Já na natação, Júlio César de Santana (50 m costas da classe S9) e Rayssa Guimarães (50 m costas S8) conquistaram a medalha de ouro. José Arthur Furtado (50 m costas S12), Larissa Rodrigues (50 m borboleta S3) e Breno Braga Costa (50 m borboleta S12) faturaram a prata. Além do segundo lugar nos 50 m costas, José Furtado também ficou com o bronze nos 50 m borboleta. 

Esta é a primeira vez que o evento tem modalidades paralímpicas. O Brasil enviou uma delegação de 27 atletas-alunos paralímpicos para a França: Foram 12 representantes no atletismo, 12 na natação e três no judô. A convocação foi feita pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) no último dia 20 de abril. Confira a convocação completa aqui. 

Os alunos-atletas, com idade entre 16 e 18 anos, foram selecionados pelas respectivas coordenações das modalidades, de acordo com os resultados de competições chanceladas pelo CPB. Além disso, os atletas também estão matriculados em instituições de ensino.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial