Seleção Brasileira de futebol de cegos derrota Argentina e é campeã da Tango Cup

sáb, 09 abr 2022 07:42:44 -03:00



Jogadores da Seleção Brasileira de futebol de cegos mostram troféu e medalhas da Tango Cup | Foto: Divulgação/Florina Rosescu

Jogadores da Seleção Brasileira de futebol de cegos mostram troféu e medalhas da Tango Cup | Foto: Divulgação/Florina Rosescu

A Seleção Brasileira de futebol de cegos conquistou nesta sexta-feira, 8, o bicampeonato da Tango Cup, torneio disputado em Buenos Aires. Na final, os brasileiros derrotaram a Argentina por 1 a 0, com gol do ala Maicon.

Este mesmo troféu já havia sido erguido pelos brasileiros em 2019. Mesmo sem os principais nomes da equipe, como Nonato, Jefinho e Ricardinho, poupados pelo técnico Fábio Vasconcelos para esta edição, o Brasil impôs a 30ª derrota em 56 duelos contra a Argentina. Foi também a 24ª decisão pelo ouro entre os dois países, com ampla vantagem verde e amarela, que agora ostenta 21 títulos e somente três vices ao longo da história. Inclusive, as duas seleções se enfrentaram na final da última edição dos Jogos Paralímpicos. 

"O jogo foi intenso, típico de um clássico. Brasil e Argentina sempre fazem grandes duelos. Eu me sinto feliz pelo gol e por ter ajudado a Seleção a ganhar mais um título. São nesses jogos que vamos crescendo e buscando intensidade. Volto para casa com a sensação de dever cumprido", disse Maicon.

A final foi dominada pelos brasileiros do início ao fim. O quinteto titular, formado pelo goleiro Matheus Costa e pelos alas Maicon, Tiago Paraná, Gledson e Jardiel, não deu chances aos donos da casa, que iniciaram a partida com Guido Consoni; Angel Deldo, Coki Padilla, Daniel Iturria e Maxi Espinillo.

O primeiro tempo se mostrou mais truncado, sem chances claras de gol para nenhum lado, mas tendo sempre o time da camisa amarela propondo as ações. Na etapa final, o gol do título veio em arrancada de Maicon pela esquerda da quadra. Após fintar Padilla, ele chutou forte, alto, no canto esquerdo do goleiro.

Mais cedo, na disputa pelo bronze, a Inglaterra ganhou nos pênaltis da Argentina Sub-23 por 2 a 1, após empate sem gols no tempo normal.

O próximo compromisso da Seleção Brasileira de futebol de cegos está marcado para julho, quando haverá o Desafio das Américas, em São Paulo. No fim de agosto, será a vez do Grand Prix de Paris. E fechando o calendário da temporada, em outubro, acontece a Copa América, em Córdoba, na Argentina. A Tango Cup foi a primeira competição de seleções com as novas regras da modalidade. 

Confira todos os resultados da competição:

Terça-feira
Argentina 2 x 0 Argentina Sub-23
Inglaterra 0 x 0 BRASIL

Quarta-feira
Inglaterra 1 x 1 Argentina Sub-23
Argentina 0 x 1 BRASIL

Quinta-feira
Argentina 3 x 1 Inglaterra
Argentina Sub-23 1 x 1 BRASIL

Sexta
Bronze: Argentina Sub-23 0 (1) x (2) 0 Inglaterra
Ouro: Argentina 0 x 1 BRASIL

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Patrocínio
O futebol de cegos é patrocinado pelas Loterias Caixa. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial