CPB divulga calendário do Meeting Paralímpico de 2022; projeto contará com 62 eventos esportivos em 23 capitais

sex, 25 fev 2022 14:22:50 -03:00



Foto: Douglas Magno/CPB

Foto: Douglas Magno/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou o calendário do Meeting Paralímpico de 2022, com as competições de atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo. Ao todo, serão 62 eventos esportivos em 23 capitais brasileiras até o final do segundo semestre deste ano. 

Idealizado e criado pelo CPB, o Meeting Paralímpico tem como objetivo de promover o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados do país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e propiciar oportunidades de competição aos atletas paralímpicos de elite.  

Confira aqui o calendário completo.

A principal novidade deste ano é a inclusão de disputas do tiro esportivo. Que terá a primeira etapa, no Rio de Janeiro, ainda no primeiro semestre, em março. As primeiras competições de atletismo e natação serão em julho. Já o halterofilismo, terá seu primeiro Meeting do ano no mês de agosto.

Até o momento, 15 capitais confirmaram a realização do evento, são elas: Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP). 

Os Meetings são uma atualização, desde o ano passado, das tradicionais etapas regionais do Circuito Brasil Loterias Caixa, que já eram realizados pelo CPB desde 2005, com competições de atletismo, natação e/ou halterofilismo. 

Em 2021, o evento percorreu 9.124 km em quatro regiões do Brasil (exceção à região Norte), passou por 16 cidades de 11 unidades federativas brasileiras e registrou 2.372 atletas inscritos. Tudo isso em 72 dias. Das 16 sedes, 15 receberam competições de atletismo e 11 de natação. Também houve disputas de halterofilismo em cinco cidades.

Para participar do Meeting Loterias Caixa, o atleta deverá ter no mínimo 14 anos (nascidos até 2007), representar um clube e ter deficiência física, visual e/ou intelectual com elegibilidade ao esporte.  

Patrocínio  

O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
As modalidades atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo são patrocinadas pelas Loterias Caixa.  

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial