Rio Grande do Sul é campeão invicto no basquete em cadeira de rodas nas Paralimpíadas Escolares 2021

sex, 26 nov 2021 16:19:44 -03:00



Foto: Alan Morici / CPB

Foto: Alan Morici / CPB

A equipe disputou cinco jogos, incluindo a grande final contra a equipe de São Paulo e venceu pelo placar de 11 x 3. Esta é a segunda vez que o estado tem representantes na modalidade das Paralímpiadas Escolares. A medalha de bronze ficou com a Paraíba. O evento contou com a participação de 902 atletas, de 12 a 17 anos, de 25 unidades federativas do país. As disputas se encerram na manhã desta sexta-feira, 26, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A estreia dos gaúchos foi em 2019, onde ficaram na 8ª posição geral. Além do título de campeão na modalidade, o gaúcho Matheus Alan Kist, 16, conquistou o título de cestinha do campeonato com 27 pontos marcados. Natural de Porto Alegre, ele se mudou para a cidade de Santa Cruz do Sul, também no Rio Grande do Sul, ainda criança. Por lá, pratica o basquete em cadeira de rodas desde os oito anos na Associação de Pessoas com Deficiência Física (Aspede). Matheus nasceu com mielomeningocele e tem má formação das pernas, originária de uma falha no fechamento do tubo neural - estrutura que compromete o desenvolvimento do sistema nervoso central, envolvendo a medula espinhal e o cérebro do embrião, durante o período da gestação. 

LEIA MAIS
Destaques das Paralimpíadas Escolares vão retornar ao CT Paralímpico para Camping Escolar em janeiro; saiba mais sobre o projeto  

Como as Paralimpíadas Escolares mudam a vida de crianças e jovens com deficiência de todo o Brasil

Ele é um dos mais de 600 atletas que vivenciaram pela primeira vez o maior evento do mundo para jovens em idade escolar. Esta também foi a estreia do “guri”, como é chamado o jovem gaúcho, em competições fora do seu estado natal. A emoção e o carinho da família foram recebidos após cada jogo, durante chamadas de vídeo que ele fez com os pais para contar cada resultado obtido. “Meus pais me apoiam bastante no esporte, ficaram muito felizes e orgulhosos com nosso desempenho aqui. E eu me senti muito bem quando me chamaram pra competir, não imaginava que iríamos ser campeões porque temos uma equipe nova, que treinou poucas vezes junta. Já estou com saudade e quero voltar no próximo ano”, destacou o atleta.

Os gaúchos estrearam contra o Ceará e venceram por 14 a 3. Já contra o Pará, o placar ficou 9 a 4. No terceiro jogo da campanha impecável a vitória veio com 12 a 3 em cima de Santa Catarina. O jogo que garantiu a presença na final foi na quinta, 25, contra o Paraná. Com o placar mais apertado, os gaúchos venceram por 10 a 8 e garantiram a disputa da grande final.

A cerimônia de encerramento das Paralimpíadas Escolares 2021 ocorre nesta sexta-feira, a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do CPB. 

Patrocínio  
As Paralimpíadas Escolares contam com o patrocínio da SKY  
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) 

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial