Campeonato Brasileiro de parataekwondo no CT Paralímpico tem Paraná como campeão; Confederação divulga lista de convocados para Mundial

seg, 08 nov 2021 11:20:17 -03:00



Atletas em disputa durante o Campeonato Brasileiro de parataekwondo, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo| Foto: Divulgação/Giulia Cicarelli/CBTKD

Atletas em disputa durante o Campeonato Brasileiro de parataekwondo, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo| Foto: Divulgação/Giulia Cicarelli/CBTKD


O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, foi sede do Campeonato Brasileiro de parataekwondo, no último final de semana, e o Estado do Paraná se destacou como o campeão por equipes da competição, tanto na modalidade Kiorugui (na qual há um embate direto entre os lutadores) quanto na Poomsae (apresentação em que os atletas fazem lutas contra oponentes "imaginários").

Ao todo, participaram 52 atletas de todas as regiões do Brasil – houve lutadores de 12 estados e do Distrito Federal. 

A paraibana Silvana Fernandes, medalhista de bronze na categoria até 58 kg (classe K44) nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, chegou a se inscrever no torneio, mas não lutou. Ela se poupou para o Mundial da modalidade, que será disputado em Istambul, na Turquia, nos dias 11 e 12 de dezembro - veja mais abaixo. 

Diferentemente do megaevento no Japão, que só recebeu atletas do estilo Kiorugui e das classes K43 (para atletas com deficiência nos dois braços) e K44 (com deficiência em um dos braços), o Campeonato Brasileiro também contou com lutadores do estilo Poomsae - classes P20 (deficiência intelectual) e P30 (deficiência física), além da classe KP60 (para atletas com deficiência auditiva).

Segundo Rodrigo Ferla, coordenador nacional de parataekwondo da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e head coach da Seleção Brasileira da modalidade, o Campeonato Brasileiro foi muito importante pelo retorno das competições no país, após dois anos de paralisação devido à pandemia de coronavírus. Além disso, o treinador também destacou o aumento no número de participantes no torneio em relação à edição anterior. 

“Na classe K44, que está no programa dos Jogos Paralímpicos, tivemos 40 atletas inscritos, o dobro do número registrado em 2019. Isso mostra que o nosso trabalho de fomento está sendo muito bem realizado e que temos potencial para crescer ainda mais, depois de termos liderado o ranking do esporte em Tóquio”, disse. 

Resultados do Campeonato Brasileiro – classe K44

Masculino 
58 kg - Fabrício Marques (RJ)
63 kg - Hyuri Martins (PE)
70 kg - Pedro Vieira (PR)
80 kg - David Jhones  (PR)
+ 80 kg - Pedro Paulo (PR)

Feminino
47 kg - Miriam Pio (MG)
52 kg - Cristhiane Neves (RN)
57 kg -Larissa Lohane (MG)
65 kg - Ana Carolkna Moura (MG)
Acima 65 kg - Camila Macedo (PR)

Campeões por equipe - Poomsae
1- Paraná 
2 - Goiás 
3 - Bahia

Campeões por equipe - Kiorugui
1 - Paraná 
2 - Minas Gerais 
3 - Rio Grande do Norte

Mundial
Após as lutas do Campeonato Brasileiro, a CBTKD anunciou a lista dos atletas convocados para o Mundial da modalidade, que será disputado nos dia 11 e 12 de dezembro, em Istambul, na Turquia. 

Os três medalhistas brasileiros em Tóquio também representarão o país na capital turca: Silvana Fernandes (bronze na categoria até 58 kg – classe K44), Nathan Torquato (ouro na categoria até 61 kg – classe K44) e Débora Menezes (prata na categoria acima dos 58 kg – classe K44). 

“No último Mundial, fomos representados por seis atletas. Agora, serão 11, ou seja, praticamente o dobro. Crescemos em quantidade e qualidade, algo comprovado pelos recentes resultados internacionais alcançados pela Seleção Brasileira”, concluiu Ferla. 

Confira a lista dos convocados
Fabrício Marques (RJ)
Nathan Torquato (SP)
Bruno Mota (SP)
Carlos Geraldo (SP)
Pedro Vieira (PR)
Maria Eduarda Schampf (RS)
Cristhiane Neves (RN)
Silvana Fernandes (PB)
Leyliane Ramos (AP)
Ana Carolina Moura (MG)
Débora Menezes (PR)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial