Aluno da Escola Paralímpica do CPB se prepara para disputar primeiras competições oficiais; saiba como se inscrever

ter, 05 out 2021 16:49:51 -03:00



Foto: Alê Cabral/CPB

Foto: Alê Cabral/CPB

As aulas da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) retornaram na segunda-feira, 4, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Um dos alunos que voltaram a frequentar as aulas foi João Pedro Dantas, de 14 anos. Ele disputará suas primeiras competições oficiais de atletismo no mês de novembro. 

A Escola Paralímpica do CPB retornou após mais de um ano e seis meses suspensa devido à pandemia da Covid-19. O projeto é idealizado e realizado pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em nove modalidades paralímpicas (atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e vôlei sentado). 

Natural de Jardim Ângela, João Pedro começou no projeto em junho de 2019. Ele soube do projeto do CPB no Instituto Dorina Nowill. João retornou aos treinos no CT Paralímpico na segunda e já tem competições oficiais marcadas. 

“Estou muito feliz em voltar, estava com muita saudade. Treinei improvisado por um tempo agora na pandemia e poder voltar é muito bom. Poder participar da seletiva das Escolares, ganhar, foi muito bom, será a minha primeira participação”, contou João que se classificou, no começo de setembro, pela equipe de São Paulo para as Paralimpíadas Escolares 2021.  

No mês de novembro, ele participará das Paralimpíadas Escolares e do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, ambos no CT Paralímpico. Nas Escolares, João Pedro, que tem glaucoma congênito, disputará os 75m, 150m e salto em distância pela classe T11. 

Para o professor de atletismo da Escola Paralímpica do CPB, Henrique Gavini, o período de paralisação das atividades no CT Paralímpico foi difícil “De uma hora para outros a gente se viu dentro de casa. Eu tive momentos muitos próximos de depressão e uma das atitudes de que eu tomei foi juntar os alunos, que também estavam passando por momentos assim e buscar formas de nos mantermos ativos. Consegui parceria de uma academia e depois uma pista em Caieras para treinarem”. 

Ainda há vagas para participar do projeto de iniciação esportiva, basta preencher a ficha de cadastro. 

FICHA DE INSCRIÇÃO  

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br   

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças-feiras e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30. 

As aulas retornaram com os seguintes protocolos sanitários: todos deverão utilizar máscara, com exceção dos alunos no momento das atividades; os acompanhantes deverão apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19, assim como os alunos dentro da faixa etária do Programa Nacional de Vacinação.

Confira abaixo o vídeo sobre o retorno das aulas da Escola Paralímpica de Esportes:

Patrocínio
A Escola Paralímpica de Esportes tem o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.



Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial