Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados e Senado homenageiam atletas paralímpicos que participaram dos Jogos de Tóquio 2020

seg, 04 out 2021 17:52:06 -03:00



Ocorreu nesta segunda-feira, 4, a Sessão Especial do Senado Federal com a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, sessão virtual, para homenagear os atletas brasileiros que participaram dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. 

Participaram da sessão o Deputado Felipe Carreras, Deputado Federal pelo Estado de Pernambuco e Presidente da Comissão de Esporte na Câmara dos Deputados; Deputado Julio Cesar Ribeiro, Deputado Federal pelo Distrito Federal e 1º Vice-Presidente da Comissão de Esporte na Câmara dos Deputados; Deputado Felício Laterça, Deputado Federal pelo Estado do Rio de Janeiro; Mizael Conrado, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro; José Agtônio Guedes, Secretário Nacional do Paradesporto, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e treinador de equipe feminina de vôlei sentado; Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paralímpico Internacional. Além disso, participaram os atletas Jady Malavazi (ciclismo), Sérgio Oliva (hipismo), Elizabeth Gomes (atletismo), Carol Santiago (natação), Nathan Torquato (parataekwondo), Mariana D’ Andrea (halterofilismo), Claudiney Santos (atletismo).

“Todos vocês, paratletas, comissão técnica, e demais membros da delegação, orgulharam e continuam orgulhando nosso país e a nossa gente. Foi motivo de muita satisfação ver o nosso país conquistar a sétima colocação”, comentou a Senadora Leila Barros (CIDADANIA-DF).

“Fico super emocionada em pensar no esporte e na educação como ferramentas tão poderosas de inclusão“, relatou a Senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

“Um abraço a todos os atletas que participaram das últimas Paralimpíadas, independente de terem sido campeões, são atletas que disputaram com muita força e determinação e que realmente representam com muito orgulho, o nosso país, a nossa nação e a nossa bandeira”, disse o Senador Romário (PL-RJ).

“Uma tarde muito especial para nós do Movimento Paralímpico.  Nós saímos do 37º lugar em Atlanta e em Pequim 2008 passamos a integrar o top 10. Muitos, inclusive eu, não acreditávamos na realização dos Jogos Paralímpicos. Nós reabrimos o CT Paralímpico verdadeiramente em fevereiro de 2021, pouquíssimo tempo de treinamento. Mas os nossos atletas mais uma vez mostraram do são capazes, treinando em casa, com equipe multidisciplinar acompanhando a distância”, contou Mizael Conrado, presidente do CPB.

“O CPB faz um bom trabalho há bastante tempo, mas quero ressaltar a atual gestão. A gente tem resultados incríveis, como o melhor resultado da história nos Jogos de Tóquio 2020. Para mim como brasileiro é um orgulho dizer isso, o Brasil não vai só para participar, é protagonista dos Jogos”, celebrou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

O Brasil se despediu dos Jogos Paralímpicos de Tóquio com 72  medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de  bronze, na sétima colocação no quadro, cumprindo a meta do top 10 estabelecida no planejamento estratégico do CPB de 2017. A delegação brasileira foi composta por 259 atletas (incluindo atletas-guia, calheiros, goleiros e timoneiro), além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 435 pessoas.

Confira abaixo a Sessão Especial do Senado Federal em homenagem aos atletas:


Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial