CPB realizará lives com medalhistas nos Jogos de Tóquio em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico nesta quarta

qua, 22 set 2021 10:22:07 -03:00



Em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado nesta quarta-feira, 22, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará duas transmissões ao vivo no Instagram oficial da entidade, às 13h e às 14h30.  

Estas edições da Live Paralímpica serão em formato de bate-papo e contará com as participações dos medalhistas paralímpicos Josemarcio Sousa (goalball) e Alana Maldonado (judô).   

A primeira será às 13h desta quarta com o jogador de goalball campeão paralímpico Josemarcio Sousa, o Parazinho. Além da medalha dourada histórica da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, ele tem no currículo o título do Mundial em Malmö 2018, o bicampeonato parapan-americano (Lima 2019 e Toronto 20215) e o bronze nos Jogos Rio 2016.   

Parazinho nasceu com distrofia no nervo ótico e conheceu o goalball por meio do irmão, também jogador. Em 2013, o atleta foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira da modalidade.  

A segunda transmissão, às 14h30, será com a judoca campeã paralímpica Alana Maldonado, da categoria até 70kg. Natural de Tupã, São Paulo, a atleta entrou para a história do judô feminino ao conquistar o primeiro ouro paralímpico nos Jogos de Tóquio.   

Alana luta judô desde os quatros anos de idade e, aos 14, foi diagnosticada com a doença de Stargardt, porém, migrou para o esporte paralímpico em 2014. Nos Jogos Rio 2016, a judoca ficou com a prata. Já no Mundial de 2018, em Portugal, faturou o ouro.  

Assim como as demais transmissões da série Live Paralímpica, estas também contarão com a apresentação da jornalista Taiana Lopes, integrante da equipe de Comunicação do CPB.  

Time São Paulo
A atleta Alana Maldonado é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 57 atletas de 11 modalidades.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível  
A atleta Alana Maldonado é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 69 atletas.

Patrocínio
O goalball e o judô são modalidades patrocinadas pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial