CPB realizará curso de atletismo para países da América Latina

sex, 27 nov 2020 11:42:38 -03:00



Prova de atletismo no Parapan de Lima 2019. Foto: Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB

Prova de atletismo no Parapan de Lima 2019. Foto: Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fechou uma parceria inédita com o Comitê Paralímpico das Américas (APC, em inglês) para realizar cursos de capacitação para profissionais do paradesporto de toda a América Latina.  

O programa de Educação Paralímpica é um dos pilares do planejamento estratégico do CPB e tem como um dos seus objetivos promover cursos online e gratuitos para profissionais de educação física. 

O primeiro trabalho em conjunto entre as entidades será o curso online de atletismo nível I, que vai acontecer entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Vão participar cerca de 230 treinadores de 16 países, entre eles, Argentina, Brasil, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Peru e Venezuela. As inscrições já estão encerradas. 

As aulas virtuais serão ministradas em espanhol e vão ocorrer entre 19h e 23h (de Brasília). O diretor técnico do CPB, Alberto Martins, e o presidente do APC, Julio César Ávila, irão participar da inauguração do curso na próxima segunda-feira.  

“Contribuímos para o desenvolvimento do desporto paralímpico no continente com muito orgulho e satisfação. O CPB, na condição de um dos maiores comitês do mundo, tanto no aspecto esportivo quanto em gestão, jamais se furtará em elevar o nível do nosso movimento”, afirma Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco em Atenas 2004 e Pequim 2008, e presidente do CPB.   

“O CPB tem apoiado inúmeras inciativas de desenvolvimento em todo o continente e é um aliado fundamental do APC. Quero agradecer ao presidente Mizael Conrado e sua equipe por todo o valioso trabalho que fazem para construir uma América mais desenvolvida”, completa o presidente do APC, Julio César Ávila. 

LEIA MAIS
CPB faz parceria com universidade de Tóquio para capacitar países novatos em Jogos Paralímpicos
CPB lança clínicas online de atualização em halterofilismo, atletismo e natação

Todos os professores do curso atuam no atletismo paralímpico nacional, ligados à área da Educação Paralímpica do CPB. 

Rosicler Ravache é uma das profissionais do país que vão ministrar as apresentações. Coordenadora de paradesporto na Secretaria de Esportes de Joinville (SC), tem ampla experiência com iniciação esportiva de atletas com deficiência, ministra palestras e cursos e já acompanhou a Seleção Brasileira de Jovens em competições internacionais. 

Outro professor será Eduardo Leonel, ex-atleta da modalidade e atual coordenador técnico da equipe de atletismo paralímpico da cidade de Santos.  

Carlos Antonio Silva, professor em Educação Física e árbitro de atletismo convencional e paralímpico em eventos nacionais e internacionais, Marcos Mota Miranda, fisioterapeuta e classificador funcional internacional, e Marcelo Brogno Novello, educador físico e árbitro do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), completam o quadro de professores do curso. 

Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem enviar um e-mail para educ.paralimpica@cpb.org.br

Patrocínio
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão