Faltam 500 dias para os Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022; veja os brasileiros que estão na disputa

ter, 20 out 2020 12:44:07 -03:00



Foto: Divulgação Comitê Organizador dos Jogos de Inverno Pequim 2022.

Foto: Divulgação Comitê Organizador dos Jogos de Inverno Pequim 2022.

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022 ocorrerão de 4 a 13 de março de 2022 e nesta terça-feira, 20 de outubro, celebra-se o marco de 500 dias para o evento. As competições acontecerão no centro de Pequim, na China, no distrito de Yanqing, à noroeste da capital, e em Zhangjiakou, na província de Hebei.  

Apesar das incertezas sobre o futuro da pandemia Covid-19, que cancelou diversos eventos esportivos desde então, o vice-presidente executivo do Comitê Organizador de Pequim 2022, Zhang Jiandong, garantiu total comprometimento dele e de sua equipe para garantir os Jogos Paralímpicos de Inverno seguros e memoráveis, em coletiva de imprensa virtual.  

“Temos total confiança em nossos preparativos para os Jogos, apesar dos desafios devido ao coronavírus e estamos confiantes em fornecer serviços abrangentes, eficientes e convenientes para todos. A construção das instalações e da infraestrutura está dentro do cronograma e todas as instalações serão concluídas até o final deste ano. Pequim continua pronta para trabalhar com as principais organizações para a melhor forma de cobertura e controle do Covid-19 durante os Jogos ", disse Zhang.  

A temporada de competições internacionais dos esportes de inverno, que vão definir os atletas classificados para os Jogos, estava marcada para dezembro deste ano e teve seu início adiado para janeiro de 2021 devido à pandemia. 

Os brasileiros Aline Rocha e Cristian Ribera buscam classificação no esqui cross-country. Saiba como os atletas estão treinando durante o isolamento social aqui. Neste ano, no mês de julho, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) divulgou a atualização do ranking mundial de esqui cross-country e Cristian aparece na quinta colocação, com 39.68 pontos.  

Os Jogos Pequim 2022 usarão oito locais existentes e dois temporários, incluindo o Ninho de Pássaro, que sediou os Jogos de 2008. A cidade-sede já concluiu duas das novas instalações permanentes - o Centro de Treinamento de esportes no gelo, denominado 'Jarra de Gelo' e o Oval Nacional de Patinação de Velocidade, conhecido como 'Faixa de Gelo'.  

A última edição dos Jogos de Inverno, PyeongChang 2018, reuniu 567 atletas de 48 países e o Brasil foi representado por três atletas. A estreia do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno ocorreu em Sochi, na Rússia, em 2014. Na ocasião, a delegação tinha apenas dois atletas.  

O melhor resultado do Brasil, até agora, foi sexta colocação na prova de 15km do esqui cross-country com Cristian Ribera em PyeongChang 2018.  

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) 

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão