É amanhã! CPB realiza lives com atletas e influenciadores para celebrar Dia do Atleta Paralímpico

seg, 21 set 2020 15:24:20 -03:00



O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará um evento totalmente digital nesta terça-feira, 22, para celebrar o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A ação online é aberta ao público, cadastre-se aqui para receber conteúdos exclusivos, e contará com duas transmissões de debates ao vivo, às 15h e às 18h, nos perfis oficiais do CPB no Facebook e no Tik Tok e também no canal do Youtube. 

O primeiro bate-papo, às 15h, será “Superação é uma ova!” e contará com a participação dos velocistas Verônica Hipólito e Yohansson Nascimento, do nadador Roberto Alcalde, do presidente do CPB e ex jogador de futebol de 5 Mizael Conrado, do youtuber Fred do canal Desimpedidos e da influenciadora digital Isa Meirelles.
 
Para Isa Meirelles, eventos como o desta terça são fundamentais. “As pessoas com deficiência precisam que sua pauta tenha visibilidade nacional para poder se fortalecer e acelerar, por isso é fundamental o apoio de formadores de opinião nesse movimento, influenciadores, jornalistas, lideranças que possam nos apoiar, divulgando e incluindo cada vez mais esse debate nas diferentes mídias”.
 
Entre os atletas as expectativas para os debates estão altas. “Espero que o público consiga absorver o máximo possível de conhecimento sobre o esporte, sobre a vida do atleta paralímpico”, contou o velocista Yohansson Nascimento.
 
“Eu espero não ficar nervoso e ter um apagão mental ao vivo. Vou estar com pessoas muito legais e tenho certeza de que será um bate-papo incrível e muito produtivo”, confessou o nadador Roberto Alcalde.
 
A segunda transmissão terá como tema “Esporte como ferramenta de transformação” e terá a participação do velocista Fabrício Ferreira, da nadadora Susana Schnarndorf, da parataekwondista Débora Menezes, do jornalista Renato Peters e o apresentador e ex-judoca Flávio Canto.
 
“Cobrir o esporte paralímpico me transformou como profissional. Poder contar histórias de sucesso de atletas campeões é uma das coisas mais legais desse trabalho. Por tudo isso eventos como esses são importantes para mostrar ao público o que as pessoas com deficiência têm capacidade de fazer”, relatou o jornalista Renato Peters.
 
“Essa troca de informação, de experiências, agrega muito para a sociedade. Acho que vai ser muito maravilhoso mesmo! Vai ser um evento muito marcante para o Movimento Paralímpico”, contou o velocista Fabrício Ferreira.
 
Instituído via decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico somente começou a ser comemorado a partir de 2014. A data dá sequência ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com deficiência, 21 de setembro. 
 
Desde 2018 o CPB realiza o Festival Paralímpico para celebrar o Dia do Atleta Paralímpico, que neste ano foi cancelado devido a pandemia do Covid-19. A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10.000 crianças.
 
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Débora Menezes, Fabrício Ferreira, Roberto Alcalde, Susana Schnarndorf e Yohansson Nascimento são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
 
Time São Paulo
Os atletas Verônica Hipólito e Yohansson Nascimento são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 61 atletas e dois atletas-guia de 11 modalidades.
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão