Live Paralímpica sobre “Voz da experiência” nesta quarta terá medalhistas paralímpicos

ter, 08 set 2020 15:42:50 -03:00



Neste mês de setembro, a Live Paralímpica está com programação nova. As transmissões serão quinzenais e começam nesta quarta-feira, 9, quando o bate-papo será com atletas com muitos anos de experiência no paradesporto. A live será às 18h30 na página oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Facebook.  

Os participantes da Live Paralímpica “Voz da experiência” serão o esgrimista Jovane Guissone, campeão paralímpico em Londres 2012, o jogador de bocha Eliseu Santos, medalhista paralímpico em Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, e o judoca Antônio Tenório, medalhista paralímpico nas últimas seis edições dos Jogos.  

O gaúcho Jovane Guissone começou na esgrima em cadeira de rodas em 2008, três anos após ficar paraplégico por um disparo de arma de fogo em um assalto, e em 2012, nos Jogos Paralímpicos de Londres, ele sagrou-se campeão na espada na categoria B. Jovane é o principal nome da esgrima brasileira e busca vaga pela terceira vez na carreira em uma edição dos Jogos.   

Já o paranaense Eliseu Santos, pratica a bocha paralímpica desde 2005 e tem no currículo cinco medalhas paralímpicas em três edições dos Jogos (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016). Eliseu perdeu gradativamente os movimentos dos membros devido a uma distrofia muscular e compete na classe BC4.   

O judoca Antônio Tenório é o principal atleta do judô paralímpico brasileiro com seis medalhas paralímpicas, sendo quatro ouros, uma prata e um bronze. Natural de São José do Rio Preto, São Paulo, ele praticava judô desde os 8 anos de idade e após perder a visão devido um descolamento de retina no olho esquerdo e depois uma infecção no direito, Tenório migrou para a modalidade paralímpica. Sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos veio em Atlanta 1996.  

Iniciada no mês de maio, a Live Paralímpica compõe o conjunto de ações feitas pelo CPB durante a pandemia do Covid-19. Com a participação de atletas, comissão técnica e apresentada pela jornalista Taiana Lopes, integrante da equipe de comunicação do CPB, o atual formato da Live Paralímpica tem como objetivo o debate e pontos de vista diferentes do mesmo assunto.    

Ao todo, já foram realizadas 17 transmissões ao vivo. Confira a playlist completa aqui.    

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Antônio Tenório, Eliseu dos Santos e Jovane Guissone são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)  

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão