Programa Movimente-se trará a importância da atividade física para pessoas com deficiência na Live Paralímpica desta quarta

ter, 04 ago 2020 16:26:54 -03:00



A Live Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desta quarta-feira, 5, terá como tema o programa Movimente-se, a primeira plataforma de atividade física para pessoas com deficiência lançada no início de junho. A transmissão acontecerá às 18h30 na página oficial do CPB no Facebook.  

Iniciada no mês de maio, a Live Paralímpica compõe o conjunto de ações feitas pelo CPB durante a pandemia do Covid-19. A partir de julho, as transmissões ganharam novo formato e assuntos como “psicologia esportiva”, “tetraplégicos no esporte”, “nutrição na pandemia” e "retorno ao CT Paralímpico" foram os temas debatidos anteriormente.  

O Movimente-se oferece aulas gratuitas e voltadas exclusivamente a deficientes físicos e visuais. O projeto tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que nunca praticaram atividade física ou que não possuem orientação profissional. A iniciativa é uma realização do CPB com patrocínio das Loterias Caixa.  

Os convidados para bate-papo desta quarta são o técnico da Seleção Brasileira de atletismo Fábio Dias, o preparador físico da natação Henrique Oliveira, o nadador Roberto Alcalde e a colaboradora da Caixa Tatiane Costa.  

LEIA MAIS
Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio anuncia calendário esportivo paralímpico para 2021
CPB realiza dois cursos de capacitação de regras para árbitros do atletismo


Os profissionais do CPB Fábio e Henrique são dois dos professores que ministram as aulas na plataforma. Já o nadador Roberto, campeão parapan-americano em Lima 2019 nos 100m peito SB5, participa exemplificando os exercícios para cadeirante. Roberto nasceu com mielomeningocele, uma má-formação congênita na coluna vertebral.  

Tatiane, 34, perdeu parte dos movimentos do pé esquerdo e tem encurtamento da perna devido a um acidente doméstico aos 8 anos e utiliza o Movimente-se para fazer exercício físico regularmente.  

Ao todo, já foram realizadas 34 lives, sendo nove sobre natação paralímpica, 14 da série Live Paralímpica e 11 da série Live Tamo Junto, parceria entre o CPB e o COB.  

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
O atleta Roberto Alcalde é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)  

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão