Live Tamo Junto: esgrimistas Jovane Guissone e Athos Schwantes dividem suas histórias no esporte com o público

sex, 10 jul 2020 17:10:55 -03:00



Jovane Guissone durante a disputa da Copa do Mundo de esgrima em CR, no CT Paralímpico, em 2019 | Foto: Alê Cabral / CPB

Jovane Guissone durante a disputa da Copa do Mundo de esgrima em CR, no CT Paralímpico, em 2019 | Foto: Alê Cabral / CPB

Os esgrimistas Jovane Guissone e Athos Schwantes relembraram suas trajetórias no esporte durante a Live Tamo Junto desta sexta-feira, 10, realizada nos perfis oficiais no Instagram do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Esta foi a oitava transmissão ao vivo da parceria inédita entre os dois comitês, cujos perfis reúnem 336 mil seguidores no Instagram. Atletas de atletismo, tênis de mesa, vôlei, natação, hipismo, ciclismo e basquete já participaram desta parceria.

Em um bate-papo descontraído e regado pelo sotaque sulista, o gaúcho Jovane Guissone, 37 anos, e o paranaense Athos Schwantes, 35, compartilharam suas histórias na esgrima que são bastante distintas, mas que se cruzaram em diversos momentos. Enquanto Jovane conheceu a modalidade paralímpica já adulto, depois de sofrer uma lesão medular aos 22 anos, Athos pertence a uma família de esgrimistas e começou a praticar o esporte aos sete anos. Eles ainda têm uma pessoa em comum em suas vidas: Ivan Schwantes, irmão de Athos e técnico da Seleção Brasileira de esgrima em cadeira de rodas.

As coincidências não param por aí. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012 foram um marco na carreira de ambos os atletas. Naquela ocasião, Jovane conquistou a primeira medalha paralímpica da esgrima em cadeira de rodas, um ouro na espada, enquanto Athos superou o histórico da família e conseguiu disputar uma Olimpíada, feito maior do que seu pai Ronaldo Schwantes, que teve como melhor resultado a conquista do bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos do México de 1975.

LEIA MAIS
Live Paralímpica: Atletas e profissionais do CPB ressaltam maiores desafios psicológicos durante a pandemia
CPB lança "Batalha de Reprises" para relembrar fatos históricos dos atletas paralímpicos do Brasil


“Comecei muito nervoso. Meu primeiro combate foi contra o líder do ranking mundial na época. Perdi e pensei que já estava fora da disputa, tinha até chorado no banheiro. Quando me contaram que eu tinha avançado, porque um atleta havia saído e eu tinha um ponto a mais, encarei como um recomeço e dei tudo de mim. Então, cheguei à final. A decisão foi disputadíssima, chegamos a ficar empatados em 14  a 14. Em seguida, consegui fazer o último ponto, foi muito emocionante. Fiquei sem chão, pois conquistei um grande resultado, não só para mim, para o meu país, para nossa modalidade”, relatou Jovane, que já tem sua vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Eu saí de Londres com a meta de treinar muito para os Jogos do Rio. Estava mais experiente, queria curtir cada segundo, já que eu me sentia em casa. A torcida toda falava a minha língua. A estrutura era incrível. Joguei muito bem meu primeiro combate. No segundo, comecei na frente do placar, mas meu adversário mostrou porque era o líder do ranking”, lembrou Athos.

CONFIRA A LIVE COMLETA AQUI

Entre as ações feitas pelo CPB durante a pandemia da Covid-19, também foram realizadas outras 20 lives, sendo nove sobre natação paralímpica e 11 da série Live Paralímpica.

Na próxima quarta-feira, 15, às 18h30, será realizada a Live Paralímpica com o tema “tetraplégicos no esporte" na página oficial do CPB no Facebook. Já na sexta, 17, às 14h, será a vez de Aline Rocha e Jaqueline Mourão conversarem sobre esportes de neve na Live Tamo Junto nos perfis do CPB e do COB no Instagram.
 
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão