Dificuldades, incômodos, espanto no final: veja os bastidores do documentário paralímpico sobre Susana Schnarndorf

sex, 10 jul 2020 16:56:26 -03:00



Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB

Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB

A nadadora Susana Schnarndorf contou como foram os bastidores das gravações do documentário “Um dia para Susana”, lançado em 2018, que conta a história da ex-triatleta diagnosticada, em 2005, com atrofia de múltiplos sistemas.

Em junho, indicamos cinco produções audiovisuais que contam a história, trajetória, de paratletas, e o documentário da gaúcha Susana estava entre as sugestões. O longa está disponível para aluguel no Youtube.

De acordo com Susana, originalmente a produção seria um curta. “A diretora do filme [Giovanna Giovanini] estava procurando alguma história de superação de algum atleta e, pesquisando na internet, soube da minha. Ela entrou em contato comigo e perguntou se topava fazer um curta. Eu aceitei e acabou que virou um longa”, lembrou a ex-triatleta, que disputou 13 Ironmans.

O filme mostra a preparação da nadadora até os Jogos Paralímpicos Rio 2016. A equipe de filmagem acompanhou a nadadora por três anos, tanto em competições nacionais e internacionais quanto no Mundial de Glasgow em 2015, o que causou uma estranheza na atleta.

“A câmera me seguindo me deixava muito incomodada no começo. Eles me filmavam muito em competição e, às vezes, eu estava me concentrando e tinha a câmera ali. Eles eram muito tranquilos e eu fui me acostumando aos poucos. 

As filmagens em casa eram mais tranquilas. Em competição, juntava com a tensão pré-prova e as câmeras, foi complicado no começo”, relatou.

Susana foi diagnosticada em 2005 com atrofia de múltiplos sistemas, uma doença degenerativa que afeta o funcionamento de vários sistemas do cérebro e avança de forma imprevisível.

Nos Jogos Rio 2016, Susana faturou a medalha de prata no revezamento 4x50m livre misto.

“Assistir ao documentário pronto pela primeira vez foi bem estranho, a minha vida pessoal toda ali no filme. Agora, já me acostumei, mas no início foi um choque”, finalizou a esportista.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Susana Schnarndorf é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão