Confira 5 livros com histórias de pessoas com deficiência para ler na quarentena

sex, 03 jul 2020 19:15:12 -03:00



Montagem com as capas dos livros Por um sentido na vida, Para-heróis, Como eu era antes de você, Adorável heroína e a Saga de um campeão

Montagem com as capas dos livros Por um sentido na vida, Para-heróis, Como eu era antes de você, Adorável heroína e a Saga de um campeão

Uma alternativa para se distrair durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 é ler boas histórias. Para aumentar ainda mais o seu acervo de incríveis histórias de atletas paralímpicos e pessoas com deficiência, separamos cinco obras literárias que vão te conquistar emocionar. Confira:


- Para-heróis (Joanna de Assis)


Capa do livro Para-heróis: sobre o fundo amarelo, em primeiro plano, ocupando todo lado direito da capa, há a silhueta de um homem que não tem as pernas. Ele usa duas próteses do joelho para baixo. A perna direita está levantada e ele está com o braço erquido e com o dedo apontando para diagonal direita. No centro, o título do livro "Para-heróis" com letras pretas sendo que as últimas letras da palavra heróis estão em rosa sobrepondo a silhueta do atleta.

Nesta obra lançada em 2014, a jornalista Joanna de Assis narra a história de 10 grandes nomes do Movimento Paralímpico brasileiro. As páginas deste livro trazem detalhes das trajetórias dos velocistas Alan Fonteles, Terezinha Guilhermina e Ádria Santos, da lançadora Rosinha dos Santos, dos nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias, do judoca Antônio Tenório, do jogador de bocha Dirceu Pinto, do esgrimista Jovane Guissone e do jogador de futebol de 5 Mizael Conrado, atual presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.


- Por um sentido na vida (Amy Purdy)


Capa do livro Por um sentido na vida: fundo cinza escuro com o título em branco na parte superior. Ao centro, Amy Purdy, mulher caucasiana com cabelos curtos e loiros, magra, está de perfil. Ela está nua, usando somente as próteses de perna pretas. A perna direita está dobrada com o pé em posição de ponta para dança, enquanto inclina o tronco sobre esta perna e apoia no chão com a mão esqueda. O braço direito está esticado na direção do quadril e a perna esquerda está para trás com o pé em ponta. Ela olha para a frente.

A americana Amy Purdy conta nesta bibliografia sua trajetória. Aos 19 anos, ela teve que amputar as pernas abaixo dos joelhos devido a uma meningite bacteriana. Amy é atleta do snowboard adaptado e possui no currículo uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de inverno de Sochi 2014, além de ser tricampeã da Copa do Mundo. Ela também é modelo e dançarina, participou do programa "Dancing with stars", nos Estados Unidos, e da abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.


- A saga de um campeão (Lars Grael)


Capa do livro A Saga de Um Campeão: foto do velejador brasileiro Lars Grael, com pele bronzeada e cabelos pretos e curtos. Ele está sorrindo sentado em um barco branco, com uma vela também branca e bandeira do Brasil. Ele veste camiseta branca com uma listra azul na cava. Lars está erguendo o braço esquerdo em comemoração. Ao centro, o título "A saga de um campeão" em laranja com a palavra campeão em amarelo na segunda linha em tamanho maior. Ao fundo, vê-se o mar azul.

Neste livro, o velejador brasileiro Lars Grael, que conquistou dois bronzes na classe tornado em Jogos Olímpicos (Seul 1988 e Atlanta 1996) conta sua trajetória no esporte. A obra foi publicada apenas três anos depois que Lars foi atropelado por uma lancha enquanto competia, acidente que o fez perder a perna direita.

CONFIRA TAMBÉM
- Veja 5 filmes para assistir e conhecer atletas do esporte paralímpico nacional e internacional
- Confira 5 perfis de atletas paralímpicos para você seguir no Instagram


- Adorável heroína (Michael Hingson e Susy Flory)

 

Capa do livro Adorável Heroína: uma foto de um cão da raça labrador em destaque e um homem, que é visto do pescoço para baixo, atrás dele o abraçando, em uma rua de paralelepípedo. O cão, que tem pelos cor caramelo, está com a boca aberta e olha fixamente para frente e usa coleira peitoral na cor marrom. O homem usa um macacão do corpo de bombeiros preto com faixa sinalizadoras. Ao centro, o título "Adorável heroína" em letras brancas.


Palestrante internacional e considerado autor best-seller do New York Times, Michael Hingson relata como saiu do 78º andar da Torre Norte do World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Cego de nascença e acompanhado por sua cão-guia Roselle, ele também ajudou outras pessoas a descerem as escadas do prédio que estava prestes a desmoronar. No livro, ele também conta como foi crescer com deficiência visual e sobre a sua relação com cães-guias.


- Como eu era antes de você (Jojo Moyes)


Capa do livro Como Eu Era Antes de Você: fundo bege com pequenas estrelas douradas. Na parte inferior, uma grande faixa preta com algumas pequenas flores brancas e rosas. Sua extremidade superior é formada pela silhueta de um terreno com pequenas folhas e gramíneas. Sobre ela, há uma folha rosa com formato de meio círculo também com silhuetas de gramíneas na borda. Na frente desta forma sobre o chão, há a silhueta de uma mulher também em preto. Ela usa vestido e tem cabelos longos, está de perfil em pé voltada para direita com as pernas afastadas e os braços levantados à frente. Próximo as mãos dela, há a silhueta de um pássaro voando. Na parte superior, o título "Como Eu Era Antes de Você", tendo as palavras eu e você em letra cursiva rosa e o restante em letras pretas.

Neste romance, a jornalista e escritora premiada Jojo Moyes conta a história da jovem Luisa Clark que se tornou cuidadora de Will Traynor, ex-atleta que havia ficado tetraplégico recentemente após um acidente de moto. A protagonista tem a missão de animá-lo e mostrar que a vida ainda vale a pena. O livro, publicado no Brasil em 2013, foi líder de vendas no país e também ganhou sua versão cinematográfica três anos depois e que está disponível atualmente na Netflix (com o nome Me Before You, em inglês). 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão