CPB lança quinta aula gratuita do Movimente-se e reforça importância de atividades físicas na pandemia

seg, 29 jun 2020 15:32:50 -03:00



O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lança nesta segunda-feira, 29, a quinta aula do projeto Movimente-se, que oferece aulas gratuitas de atividades físicas voltadas exclusivamente a pessoas com deficiência. Os exercícios, que podem ser acompanhados pelo site do Movimento Paralímpico, têm contribuído para este público obter ganhos significativos durante o período da pandemia.

A atividade física, para pessoas com deficiência, já é utilizada no tratamento de muitas dores crônicas de lesões neurológicas, paralisia cerebral e lesão medular. Mas o esporte também pode oferecer avanços no aspecto social, como sociabilidade com outros grupos, e ganhos em fatores emocionais, como a autoconfiança e a autoestima, tornando os deficientes mais independentes no dia a dia.

Atua ainda na evolução das limitações das próprias deficiências em relação a movimento, equilíbrio, força, além de contribuir com o aumento da mobilidade e da redução da fadiga na locomoção e do risco de queda, por exemplo. Ajuda até na prevenção de deficiências secundárias.

"Cerca de 60% da população deficiente é sedentária, índice muito maior do que a média da população brasileira e mundial, que fica entre 45% e 50%. Isso acontece porque, em boa parte, as próprias pessoas com deficiência sentem-se incapazes de realizar os exercícios físicos e são mais resistentes à prática esportiva. Por isso, projetos como o Movimente-se têm uma importância que vai além da melhora na qualidade de vida desta população", alerta o médico-chefe do CPB, Hésojy Gley.

O programa tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que nunca praticaram atividade física ou que não possuem orientação profissional.

Todo o conteúdo do Movimente-se é ministrado pelos técnicos do CPB e atletas paralímpicos, que demonstrarão como realizar exatamente os movimentos dos exercícios. Cada aula consiste em aquecimento, exercício principal e volta à calma (relaxamento).

Nesta quinta aula, os atletas que demonstram os movimentos são a sul-matogrossense Gabriela Mendonça (classe T12), o carioca Washington Assis (T47), o paulista Christian Gabriel (T37), todos do atletismo, e o gaúcho Roberto Alcalde (S6), da natação.

Na última semana, o CPB anunciou parceria com o "Be My Eyes", um aplicativo de origem dinamarquesa, que promove assistência de vídeo em tempo real para pessoas cegas ou com baixa visão. Para fazer contato direto com Be My Eyes, o e-mail é: community@bemyeyes.com. Já o Movimente-se também dispõe de assistência por e-mail: movimentese@cpb.org.br.


Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível

O atleta Roberto Alcalde é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.


Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão