Ouça a playlist de atletas paralímpicos para você treinar em casa

qua, 24 jun 2020 14:56:59 -03:00



Vinícius Rodrigues treina na academia do CT Paralímpico com fones de ouvido | Foto: Alê Cabral / CPB

Vinícius Rodrigues treina na academia do CT Paralímpico com fones de ouvido | Foto: Alê Cabral / CPB

A adaptação à nova rotina de treinos em casa não foi fácil para ninguém, nem mesmo para os atletas de alto rendimento do esporte paralímpico. Mas há formas de tornar essa experiência mais agradável como, por exemplo, ouvir música enquanto faz seus exercícios. Pensando nisso, pedimos que 13 atletas indicassem suas músicas favoritas para treinar em casa e montamos uma playlist.
 
Neste mês de junho, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou o Movimente-se, uma plataforma on-line e gratuita que oferece atividade física a pessoas com deficiência física e visual. Então, é só prestar atenção nas videoaulas, dar o play nesta playlist animada e treinar. 
 
A playlist montada pelos atletas conta com 39 músicas dos mais diversos gêneros e está disponível no Spotify do CPB (confira o link abaixo). 
 
“Sempre escolho as músicas pela batida. Elas me ajudam muito a animar nos dias de preguiça ou desânimo”, comentou a medalhista paralímpica e campeã mundial da natação, a cearense Edênia Garcia (classe S3), uma das colaboradoras da playlist.
 
Além da Edênia, a natação contou com mais três representantes na seleção musical: as gêmeas paranaenses Beatriz e Débora Carneiro (S14) e o pernambucano Phelipe Rodrigues (S10).
 
LEIA MAIS
CPB lança parceria com app “Be My Eyes” para auxiliar na prática de exercícios
Papo Paralímpico: confira os episódios do podcast oficial do CPB


As músicas podem ser aliadas na hora de se exercitar, mas é preciso tomar cuidado para não obter o resultado contrário ao desejado. O mesa-tenista amazonense Guilherme da Costa (classe 2) explicou como escolhe sua trilha sonora: “Às vezes, a música me acalma quando estou em um campeonato, e me anima quando pratico os treinos. Escuto músicas propositais para o que preciso, até mesmo em momentos críticos.”
 
Outros três mesa-tenistas participaram da seleção de músicas: o paulista Paulo Salmin (classe 7), a catarinense Danielle Rauen e a paulista Jennyfer Parinos, ambas da classe 9. Além deles, o halterofilista mineiro Mateus de Assis, da categoria acima de 107kg.
 
Completaram a equipe de curadores desta playlist: os velocistas Fabrício Ferreira (classe T12), do Mato Grosso do Sul, Vinícius Rodrigues (T63), do Paraná, e Yohansson Nascimento (T46), de Alagoas, e a lançadora de dardo baiana Raíssa Rocha (F56).

Confira a playlist abaixo:

Imagem com logo do Movimente-se e ondas sonoras em baixo
 
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível

Os atletas Beatriz Carneiro, Débora Carneiro, Fabrício Ferreira, Mateus de Assis, Paulo Salmin, Phelipe Rodrigues, Raissa Rocha e Yohansson Nascimento são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

Time São Paulo
Os atletas Danielle Rauen, Edênia Garcia, Jennyfer Parinos, Phelipe Rodrigues, Vinícius Rodrigues e Yohansson Nascimento são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 61 atletas e dois atletas-guia de 11 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão