Live Tamo Junto: campeão mundial Henrique Avancini tem atletas paralímpicos como ídolos

qui, 18 jun 2020 18:21:37 -03:00



Lauro Chaman em vitória nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 | Foto: Saulo Cruz / Exemplus / CPB

Lauro Chaman em vitória nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 | Foto: Saulo Cruz / Exemplus / CPB

O medalhista paralímpico Lauro Chaman e o campeão mundial Henrique Avancini compartilharam histórias marcantes de suas carreiras no ciclismo na sexta Live Tamo Junto, parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), nesta quinta-feira, 18, no Instagram.

Esta foi a transmissão ao vivo com maior audiência da parceria.  Juntas, as páginas dos dois comitês reúnem 336 mil seguidores no Instagram. Outras cinco modalidades já foram contempladas pela parceria: atletismo, tênis de mesa, vôlei, natação e hipismo.

O atleta natural de Petrópolis, Rio de Janeiro, Henrique Avancini pediu para o ciclista Lauro Chaman, da classe C5, contar sua história na modalidade já que ele competia na modalidade convencional antes de integrar o Movimento Paralímpico.

“Lembro-me de um campeonato nacional em que corri junto com a elite. Não controlava bem a bicicleta, porque fazia mais força com a perna direita e não conseguia andar reto. Nunca tive problema de preconceito entre os atletas convencionais, mas depois que eu conheci o [esporte] paralímpico minha vida se transformou”, relatou o atleta natural de Araraquara.

O paulista Lauro Chaman, 32 anos, nasceu com o pé esquerdo virado para trás. Fez uma cirurgia para corrigir, mas o procedimento levou à perda dos movimentos do tornozelo. Por conta disso, teve atrofia na panturrilha. Sempre usou a bicicleta como meio de transporte e, aos 13, começou a competir em provas de mountain bike contra atletas sem deficiência.

Somente anos mais tarde, aos 22, Chaman ingressou no esporte paralímpico e, já nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, conquistou a prata na prova de estrada e o bronze na prova contrarrelógio. No ano seguinte, foi campeão mundial de estrada na África do Sul. Já no Mundial de ciclismo de pista no Rio em 2018, levou o ouro na prova scratch.

LEIA MAIS
Confira 5 perfis de atletas paralímpicos para você seguir no Instagram
Live Paralímpica: “A representatividade para outras meninas é mais do que simplesmente uma medalha”, diz Edênia Garcia
Terceira aula da plataforma “Movimente-se” do Comitê Paralímpico Brasileiro vai ao ar com novidades


Já Henrique Avancini, 31, foi campeão no Mundial de Maratona Mountain Bike na Itália, em 2018. Apesar do êxito no ciclismo convencional, suas referências esportivas também estão no esporte paralímpico. 

“Quando me perguntam qual é meu ídolo no esporte, digo com sinceridade que são os atletas paralímpicos. Por dentro, meu corpo é igual ao deles. Tive limitações históricas e do ambiente, mas quando eu olho para eles, é algo muito mais desafiador. Imagino como deve ser nos Jogos Paralímpicos, eu vejo muito sucesso em modalidades diferentes. Não sei se é impressão minha, mas a parte humana, o apoio e o suporte fazem toda diferença”, comentou Avancini.

CONFIRA A LIVE COMPLETA AQUI

Entre as ações feitas pelo CPB durante a pandemia da Covid-19, também foram realizadas outras 17 lives, sendo nove sobre natação paralímpica e oito da série Live Paralímpica.

Na próxima terça-feira, 23, às 16h, a Live Paralímpica terá como convidado o jogador de goalball Alex de Melo, o Labrador.

Time São Paulo
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 61 atletas e dois atletas-guia de 11 modalidades.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Lauro Chaman é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão