Live Paralímpica: conheça Débora Menezes, primeira brasileira garantida em Tóquio no parataekwondo

qui, 07 mai 2020 18:59:21 -03:00



Débora Menezes já está classificada para os Jogos de Tóquio, que marca a estreia do parataekwondo no programa dos Jogos. Foto: Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB

Débora Menezes já está classificada para os Jogos de Tóquio, que marca a estreia do parataekwondo no programa dos Jogos. Foto: Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB

A taekwondista Débora Menezes, da classe K44 (para amputados de braço) foi a convidada da segunda Live Paralímpica nesta quinta-feira, 7, no Instagram do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Débora contou como foi o seu início de carreira, como foi entrar no mundo das artes marciais, ambiente majoritariamente masculino e ressaltou o crescimento da modalidade no Brasil.

A transmissão faz parte do conjunto de ações feitas pelo CPB para todos os seguidores do esporte paralímpico durante o período de quarentena devido à pandemia do vírus Covid-19. 

Débora tem má-formação congênita no braço direito e antes de entrar no parataekwondo, ela competia no lançamento de dardo. No fim da faculdade de Educação Física, a paulista conheceu as artes marciais devido a um trabalho acadêmico sobre lutas para pessoas com deficiência.

“No trabalho da faculdade conheci o boxe e só depois o parataekwondo. Comecei a praticar a modalidade como hobbie, não pensava em competir. Mas depois que ela entrou no programa dos Jogos, em 2015, eu vi a chance de chegar a tão sonhada Seleção e aos Jogos Paralímpicos”, relembrou a campeã mundial.

Débora já está classificada para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, no ano que vem. Ela fechou o período qualificatório pelo ranking em segundo lugar. Pela regra de classificação internacional, os quatro primeiros atletas do ranking garantiam a vaga.

“Sempre pensei e trabalhei a longo prazo. A minha meta era me classificar para Tóquio pelo ranking. Minha equipe técnica e eu fizemos um trabalho tático para que eu conquistasse os pontos necessários a cada competição para ficar bem posicionada”, contou.

Aos 29 anos, Débora contou que desde o início de sua vida esportiva presenciava uma segregação de mulheres e que isso nunca a fez desistir e que foi conquistando seu espaço ao se impor. “Quando jogava futsal ouvia muito que não era lugar de mulher, que era para ir limpar a casa. Sempre me posicionei firme contra esse tipo de atitude. Lugar de mulher é onde ela quiser! Quando comecei na luta já tinha isso tão claro dentro de mim que não me abalava mais e com todo o apoio da comissão técnica pude mostrar quem eu sou”, revelou a atleta.

E MAIS
Confira todas as "lives" da Natação Paralímpica do CPB
Live Paralímpica: Petrúcio passará Dia das Mães em família pela primeira vez em seis anos


Em 2019, Débora conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial da modalidade, em Antalya, na Turquia, na categoria acima de 58kg da classe K44. “O ouro no mundial foi a minha conquista mais especial até agora, era algo que eu sonhava. O primeiro mundial de parataekwondo foi em 2017, eu fiquei em 5º lugar, treinei muito e fui determinada a trazer o ouro para o Brasil”.

Também no ano passado, a modalidade estreou em Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru, e Débora conquistou a medalha de prata.

Débora ressaltou o crescimento da modalidade no país em 2019 e atribui este crescimento a ações como o Festival Paralímpico – evento realizado nacionalmente pelo CPB em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, em setembro. 

“Em 2018 tivemos 24 atletas no Campeonato Brasileiro, em 2019 tivemos 104. A modalidade estrear em competições importantes e ações como o Festival Paralímpico em que as crianças puderam experimentar o parataekwondo fizeram a diferença”.

A próxima Live Paralímpica será na terça-feira, 12, também no perfil oficial do CPB (@ocpboficial) às 16h.

Confira abaixo a live na íntegra:


Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão