Circuito Brasil Loterias Caixa em Vitória reúne talentos que participaram do Camping Escolar do CPB

dom, 09 fev 2020 12:54:37 -03:00



Foto: Alê Cabral/CPB

Foto: Alê Cabral/CPB

Não apenas atletas experientes e consagrados na natação paralímpica, como Edênia Garcia e Dayanne Silva, estiveram na etapa regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa, realizado neste fim de semana, em Vitória, no Espírito Santo. Seis jovens nadadores que participaram da edição 2020 do Camping Escolar Paralímpico mostraram na competição que o trabalho de formação de novos talentos para a modalidade está em ascensão.

A fase Rio-Sul é a oportunidade dos atletas do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm para atingir os índices estabelecidos pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o que garante vaga nas etapas nacionais do Circuito, a partir de maio.

Em Vitória, Beatriz Freudenfeld (classe S9), Breno Braga (S12), Iago Navarro (S14), Daniel Mendes (S6), Ikaro Castro (S9) e Arnaldo Moraes (S14) participaram da primeira competição após a experiência no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo e já perceberam a diferença no desempenho na água.

No total das disputas realizadas pela etapa Rio-Sul, eles obtiveram 35 pódios e 16 ouros, 15 pratas e 4 bronzes.

“Consegui nadar a prova do nado os 50m livre em 29s09, o melhor tempo da minha vida. Meu nado evoluiu bastante com as orientações que recebi durante o projeto. Os treinos planejados mudaram muito a eficiência dos meus movimentos na água”, reconheceu Ikaro, 17 anos, atleta de Vila Velha, Espírito Santo.

Já para o também capixaba Breno, 14, de Guarapari, que conseguiu baixar seu tempo em cinco segundos no 50m livre, a oportunidade de fazer novas amizades durante o Camping ajudou no aprendizado. “Quando a gente ganha uma medalha dá uma alegria imensa. Mas gostei do Camping também porque fiz vários amigos”, recorda o atleta que tem baixa visão devido a Doença de Stargardt.

O Camping Escolar Paralímpico é realizado pelo Comitê tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. No período, eles passam por testes e avaliações, treinos especializados para melhoria de suas performances, além de palestras com técnicos do CPB e atletas profissionais. Na primeira etapa de 2020, foram reunidos 112 atletas de 12 modalidades no CT em São Paulo.

Índice Para Tóquio
O atleta Wallace Antonio, do arremesso de peso da classe F55, obteve índice qulificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontecem no próximo mês de agosto. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) precisa homologar o resultado para que a marca seja oficializada. Wallace arremessou a 11,98m, precisamente a marca estabelecida pelo Departamento Técnico do CPB como critério de convocação para Tóquio 2020.

Se confirmado o resultado, esta será a segunda vez que Wallace Antonio irá a uma edição de Jogos Paralímpicos. Antes, ele já havia disputado os Jogos do Rio-2016, quando terminou na nona colocação entre 13 participantes. Em 2019, ele contribui com a histórica campanha brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Lima com duas medalhas: ouro no arremesso de peso e prata no lançamento de  dardo.

Esta foi a segunda etapa regional do Circuito Brasil Loterias Caixa 2020. A primeira foi a regional Centro-Leste, que ocorreu em Brasília no final de janeiro. Recife, sediará a etapa Norte-Nordeste nos dias 14 e 15 de março, com as três modalidades (atletismo, halterofilismo e natação), enquanto a quarta e última fase regional São Paulo, que acontecerá no CT Paralímpico, na capital paulista (4 e 5 de abril).

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão