Circuito Brasil Loterias Caixa chega ao Espírito Santo com participação de medalhista paralímpica

sex, 07 fev 2020 15:36:28 -03:00



Foto: Alê Cabral/CPB

Foto: Alê Cabral/CPB

Com a presença de medalhistas paralímpicos e do Parapan, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, recebe neste fim de semana, 8 e 9 de fevereiro, a etapa regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa de atletismo e natação. A competição conta com mais de 400 inscritos, sendo 267 em disputas na pista e no campo e 134 na piscina. A competição acontece logo após a marca dos 200 dias que antecedem os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, celebrado no dia 7. 

A fase Rio-Sul é a oportunidade que os atletas do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm para atingir os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o que garante vaga nas etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa.

Entre os destaques, a nadadora cearense Edênia Gárcia, 32 anos, que participa do Movimento Paralímpico há 19 anos, competirá na etapa Rio-Sul. A medalhista paralímpica em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012 já atingiu o índice qualificatório estabelecido pelo Departamento Técnico do CPB como critério de convocação para as Paralimpíadas do Japão.

“Como estamos no início do ano, a cada dia mais perto dos Jogos, é importante se manter em ritmo de competição. A regional faz parte disso, uma forma de eu me manter em alto rendimento e estar próxima das minhas melhores marcas. A gente coloca em pratica o que faz nos treinos, vê todos os detalhes das provas. Porque preciso estar atenta para chegar em Tóquio o melhor possível”, aponta.

Edênia nasceu com doença de Charcot-Marie-Tooth, também conhecida como atrofia fibular muscular, que afetou os movimentos das pernas. A veterana que compete pela classe S3, conquistou o ouro nos 50m costas e o bronze nos 100m livre no Mundial de Natação de Londres, em setembro de 2019.

O corredor Yagonny Sousa, que faturou a prata nos 1.500m da classe T46 nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e a nadadora Dayanne Silva, prata nos 50m borboleta da classe S6, também em Lima, também estão entre os inscritos na competição em Vitória.

A capital Capixaba também sedia, nesta sexta-feira, 7, o segundo Desafio CPB/CBAt da temporada 2020. O evento será realizado no Centro de Educação Física e Desportos da UFES e contará com 110 atletas, com e sem deficiência. Entre os atletas paralímpicos estão: Vitor de Jesus, prata nos 200m T37 no Mundial de Atletismo Dubai 2019, e Fabrício Ferreira, bronze nos 100m T12 também em Dubai.

Nas sedes da regional Rio-Sul, o CPB arrecadará alimentos não perecíveis para doar às famílias que sofreram com inundações causadas pelas recentes chuvas no estado.

Esta será a segunda etapa regional do Circuito Brasil Loterias Caixa 2020. A primeira foi a regional Centro-Leste, que ocorreu em Brasília no último fim de semana. Já Recife, sediará a etapa Norte-Nordeste nos dias 14 e 15 de março, com as três modalidades (atletismo, halterofilismo e natação), enquanto a quarta e última fase regional São Paulo, que acontecerá no CT Paralímpico, na capital paulista (4 e 5 de abril).

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a fase regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa para identificação. 

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data:
8 e 9 de fevereiro
Cidade: Vitória (ES)
Local
Atletismo – UFES- Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). End: Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES
Natação - CNRAC - Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral. End: Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2100 - Bento Ferreira, Vitória - ES

Programação* 
Desafio CPB/CBAt

Sexta-feira (7/02) – 14h30 às 18h

Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo
Sábado (8/02) - 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (9/02) - 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão