Sesi fatura títulos masculino e feminino na Copa Loterias Caixa de Goalball

dom, 13 out 2019 12:05:02 -03:00



As equipes do Sesi-SP faturaram os títulos nacionais masculino e feminino de goalball neste domingo, 13, em duelos realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O time paulistana ficou com a medalha de ouro em ambos os gêneros na Copa Loterias Caixa de Goalball em duelos acirrados. No feminino, a vitória veio sobre o IERC-RN, por 2 a 0. Entre os homens, a conquista se deu ante o atual campeão, Santos. 

A final masculina contou com transmissão dos canais SporTV. Foi a primeira vez que uma partida entre clubes de goalball foi transmitida na TV brasileira. A transmissão foi fruto do Selo Brasil Paralímpico, parceria institucional entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Grupo Globo, que prevê, entre outras ações, a exibição de competições de esporte adaptado. 

"A gente ficou pensando desde a hora de entrar na quadra como seria. Trouxe até uma ansiedade a mais, mas tentamos deixar isso de fora do jogo. A nossa maior medalha de ouro hoje foi esse 'boom' do goalball, transmitido agora para todo o mundo", disse Leomon Moreno, melhor jogador de goalball do mundo, sobre a transmissão do evento. 

Apesar do favoritismo do Santos, time de Leomon, o Sesi-SP dominou as ações desde o princípio. Sempre à frente do placar, sobretudo pela performance de Parazinho, a equipe fez 10 a 4 e vingou-se da derrota na decisão do ano passado. 

Parazinho foi o grande destaque da partida, com 7 gols. Seu companheiro de Seleção Brasileira, Leomon Moreno, registrou os quatro tentos da equipe de Santos. "Muito treinamento. Começamos desde o dia 7 de fevereiro deste ano muito forte, e o foco sempre foi o Brasileiro. Colocamos isso na cabeça, foi um trabalho coletivo junto com a comissão técnica. Graças a Deus, meta batida", comemorou o atleta.

Entre as mulheres, o duelo foi ainda mais acirrado. Donas da melhor campanha da competição, as jogadoras do IERC-RN não conseguiram furar a forte defesa do Sesi. Com gols de Gleyse e Monisa, a equipe paulistana fechou o duelo e venceu por 2 a 0. 

Sobre a Copa Loterias Caixa
A maior competição de goalball do país conta com a participação de 33 equipes divididas entre as Séries A e B. Ao todo, mais de 300 pessoas, sendo 189 atletas, estão envolvidos no torneio deste ano. Ao longo de cinco dias, serão disputadas 69 partidas. Desde que a CBDV passou a organizar o Brasileiro da modalidade, em 2011, a Apace-PB foi a maior ganhadora entre os homens, com três troféus (2014, 2013 e 2011). Já no torneio feminino, o Sesi-SP lidera a lista de taças, com quatro (2019, 2017, 2016 e 2013).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão