Pela primeira vez na história, um jogo de goalball terá transmissão ao vivo na TV

sex, 11 out 2019 16:05:10 -03:00



Foto: Alê Cabral / CPB

Foto: Alê Cabral / CPB

Neste domingo, 13, às 11h, a final da Copa Loterias Caixa de Goalball será transmitida ao vivo no canal SporTV 3. A partida será a decisão da chave masculina da série A do campeonato. Os finalistas serão conhecidos após as semifinais, marcadas para a tarde deste sábado, 12. A competição nacional ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

“Este domingo nos reserva momentos de emoção e alegria. O goalball, modalidade mais praticada por deficientes visuais, será transmitido ao vivo para a sociedade brasileira. Pela primeira vez, todos poderão acompanhar os nossos craques que dão tantas alegrias para o nosso país”, anunciou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Em agosto, as Seleções Brasileiras de goalball participaram dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, em que ambas as equipes, feminina e masculina, conquistaram a medalha de ouro. 

“Nós, amantes de goalball, estamos muito felizes por este momento. Um acontecimento como esse, a transmissão ao vivo da final de um campeonato nacional, possibilita que as pessoas conheçam o goalball. Essa é a modalidade mais praticada por pessoas com deficiência visual no mundo e faltava esse recurso para divulgar ainda mais esse esporte, porque ainda há muita gente que não conhece”, celebrou Alessandro Tosim, técnico da Seleção Brasileira e comentarista da transmissão.

LEIA MAIS
Favoritos largam com vitórias no Brasileiro de Goalball, no CT Paralímpico
Brasileiro de Goalball começa nesta quarta-feira, 9, no CT Paralímpico

“Vejo isso como uma evolução para a modalidade. Fico muito emocionado por termos conquistado esse feito de ter uma transmissão ao vivo na televisão. Sempre me perguntavam quando ia passar uma partida na televisão e agora posso convidar todos para assistir e prestigiar o nosso trabalho. Vai alcançar um público maior, romper barreiras e mostrar que as pessoas com deficiência têm oportunidades”, comentou Leomon Moreno, bicampeão mundial da modalidade (2014 e 2018), que joga pelo Santos, um dos favoritos ao título brasileiro.

Em 2018, as equipes brasileiras de goalball garantiram a suas vagas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. No Mundial da modalidade, realizado em Malmo, na Suíça, o Brasil carimbou o passaporte para o Japão, pois o time masculino faturou o ouro e, o feminino, o bronze.

A Copa Loterias Caixa de Goalball conta com a participação de 33 equipes divididas entre as Séries A e B. Ao todo, mais de 300 pessoas, sendo 189 atletas, estão envolvidos no torneio deste ano.

A transmissão da final de goalball é uma ação do Selo Brasil Paralímpico - parceria institucional entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Grupo Globo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão