Festival Paralímpico celebra neste sábado, 21, o Dia do Atleta Paralímpico: entenda a origem da comemoração

sex, 20 set 2019 13:22:25 -03:00



Neste domingo, 22, comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) celebrará esta data com o Festival Paralímpico neste sábado, 21. O evento acontecerá em 70 cidades do Brasil, destinado a crianças com faixa etária de 10 a 17 anos. Ao todo, 15 mil pessoas estarão envolvidas. Este é o quinto ano em que o dia é celebrado no país.

Confira aqui todos os endereços dos núcleos da 2ª edição do Festival Paralímpico.

A data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas começou a ser comemorada em 2014. Também no dia 22, comemora-se a fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), que completará 30 anos de existência. A entidade é a autoridade máxima do paradesporto e detém o direito de organizar os Jogos Paralímpicos.

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico dá sequência às comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), que existe desde 2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O megaevento ocorrerá em 70 cidades, em todos os Estados do país e no Distrito Federal, e promoverá a experimentação de modalidades a cerca de 11 mil crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos. A programação oferecerá três esportes por sede, das 8h30 às 11h30.

Medalhistas no Parapan de Lima, como Phelipe Rodrigues (natação), Lucas Manoel (halterofilismo), Leomon Moreno (goalball), Tuany Barbosa (atletismo), Vitor Tavares (parabadminton) e Joana Neves (natação) marcarão presença nos núcleos de suas cidades. Confira aqui a relação de atletas confirmados para Festival Paralímpico e cidade.
 
Na primeira edição, realizada em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival Paralímpico, sendo cerca de 7 mil, crianças, em 48 núcleos. Só o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu 500 delas. Confira aqui como foi a edição do ano passado. 
 
A participação é livre e gratuita para as crianças, com ou sem deficiência. Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail festivalparalimpico@cpb.org.br.
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro
 

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial