Instituição de São Paulo é a campeã das Paralimpíadas Universitárias 2019

sex, 26 jul 2019 19:48:35 -03:00



Encerraram-se nesta sexta-feira, 26, as Paralimpíadas Universitárias 2019. Esta foi a quarta edição do evento, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e teve a Universidade Paulista (Unip-SP) como campeã geral da competição. O segundo lugar ficou com a Unicesumar-PR e a Universo de São Gonçalo-RJ, em terceiro. Ao todo, 382 atletas de 21 estados e do Distrito Federal estavam inscritos.
 
A Unip fez 80 pontos, venceu o basquete 3x3 e a bocha, que renderam 30 pontos cada à instituição. A diferença para a segunda colocada, Unicesumar-PR, foi de 20 pontos, já que os paranaenses triunfaram no atletismo e a natação. A Universo de São Gonçalo-RJ ficou em terceiro com 50 pontos, ao sagrar-se no tênis em cadeira de rodas e ficar em segundo no atletismo.
 
O cálculo usado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para definir a instituição vencedora foi: 30 pontos para o vencedor da modalidade, 20 para o vice e 10 para terceiro colocado. As Universitárias são uma continuidade das Paralimpíadas Escolares, das quais podem participar atletas de 12 a 17 anos. No entanto, no evento universitário a disputa é por instituição de ensino e não por estado, como ocorre nas Escolares. A 13ª edição da competição escolar acontecerá de 18 a 23 de novembro, também no CT Paralímpico.
 
Entre os participantes, 14 foram convocados para integrar a delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto. A vice-campeã foi representada por três atletas convocados: as gêmeas da natação Beatriz e Débora Carneiro, ambas da classe S14 (deficiência intelectual), e Edevaldo Pereira (F44) do atletismo.
 
As Paralimpíadas Universitárias são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e da Prefeitura Municipal de São Paulo.
 
O evento tem como objetivo estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, para promover a ampla mobilização em torno do esporte.
 
Na competição, foram disputadas oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3x3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. 
 
Confira os seis primeiros colocados:
 
Unip (São Paulo) – 80 pontos – 1º lugar
Unicesumar (Paraná) – 60 pontos – 2º lugar
Universo São Gonçalo (Rio de Janeiro) – 50 pontos – 3º lugar
Universidade Federal de Uberlândia (Minas Gerais) – 44 pontos – 4º lugar
Universidade Federal do Acre – 40 pontos – 5º lugar
Uniceub (Distrito Federal) – 34 pontos – 6º lugar
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão