Delegação brasileira embarca neste sábado, 27, para o Mundial de Jovens de Atletismo, na Suíça

sex, 26 jul 2019 14:56:18 -03:00



Luc Percival/IPC

Luc Percival/IPC

Doze atletas brasileiros embarcarão, neste sábado, 27, para o Mundial de Jovens 2019 de Atletismo. É a segunda edição do evento organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (sigla IPC, em inglês) e contará com 313 participantes, entre 14 e 19 anos, de 40 países. A competição acontece entre 1º e 4 de agosto, na pista do Sport Arena em Nottwil, na Suíça.

Os atletas serão divididos em duas categorias: de 14 a 17 anos e de 18 a 19 anos. Os critérios de convocação estão disponíveis aqui.

Dois dos doze convocados para o Mundial estarão também nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, que começam dia 23 de agosto. São Maria Clara Augusto da Silva (classe T47)  e Thomaz Ruan de Moraes (classe T47).

"Eu venho me preparando para o Mundial desde o começo do ano e essa preparação vem sendo bem forte e intensa. A minha expectativa para a competição é grande, estou indo com a ambição de ganhar a medalha de ouro. Vai servir também de treino para o Parapan, que é uma competição mais pesada, então preciso de um período maior de preparação", afirma Thomaz, que vai competir nas provas de 100m, 400m e salto em distância. Na primeira edição, em 2017, o atleta que nasceu com má-formação no braço direito levou duas pratas para casa: no salto em distância e nos 400m.

Para Jonas Freire, diretor técnico adjunto da modalidade, o Mundial de Jovens de atletismo é um evento muito importante para o Brasil: "De eventos com essa característica saíram grandes campeões paralímpicos. Para nossos atletas será um experiência única e que servirá como preparatória para um grande trajetória internacional que se inicia. Tenho certeza que esses 12 talentosos jovens convocados irão representar muito bem o Brasil nessa competição".

Na edição de 2017, o Brasil levou dez atletas e arrecadou 15 medalhas no total: seis de ouro, seis de prata e três de bronze. O resultado colocou o país em 7º lugar no quadro geral.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão