Débora Menezes fatura medalha de ouro no Mundial de Parataekwondo na Turquia

Por CPB

qua, 06 fev 2019 15:08:26 -02:00



Nesta quarta-feira, 6, a paulista Débora Menezes conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Parataekwondo, que acontece em Antalya, na Turquia. A competição teve duração de dois dias e o Brasil faturou uma medalha em cada um. Nesta terça-feira, 5, Cristhiane Neves ganhou o bronze pela categoria até 58kg. Este é o último Mundial antes de a modalidade fazer sua estreia nos Jogos Paralímpicos, que será na edição de Tóquio 2020.

Com o resultado de 7 a 3, Débora Menezes, da categoria acima de 58kg, se tornou campeã mundial ao superar a atleta do Uzbequistão Guljonoy Naimova, quarta colocada no ranking mundial. O terceiro lugar ficou com a japonesa Shoko Ota e a francesa Laura Schiel.

Nas oitavas de final, Débora venceu Palesha Goverdhan, do Nepal, por 15 a 13. Em seguida, nas quartas de final, ela derrotou a marroquina Rajae Akermach, segunda colocada no ranking, por 5 a 3 e avançou para as semifinais. Nesta etapa, sua adversária foi a francesa Laura Schiel, terceira no ranking mundial, e a disputa terminou em 16 a 5.

A paulista é da classe K44, para deficiência em pelo menos um membro superior. Débora Menezes, 28 anos, nasceu com uma má formação abaixo do cotovelo direito. A atleta competiu no lançamento de dardo até 2013, quando começou a praticar artes marciais. Em 2015, recebeu o convite para dedicar-se em alto rendimento ao taekwondo. 

O Brasil foi representado por seis atletas no Mundial de Parataekwondo: Alexandre dos Santos, Bruno Motta, Cristhiane Neves, Débora Menezes, Fabrício Marques, Nathan Torquato. O parataekwondo está no programa dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que serão disputados de 23 de agosto a 1º de setembro.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão