Atirador paulista se classifica para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

Por CPB

sáb, 23 fev 2019 17:05:37 -03:00



O paulista Alexandre Galgani faturou a medalha de prata na prova R5 – carabina de ar 10m deitado SH2 na etapa de Al Ain da Copa Mundo de Tiro Esportivo, nos Emirados Árabes Unidos, neste sábado, 23. Além da medalha, o atleta garantiu vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. 

Galgani é a terceira confirmação brasileira nos Jogos de Tóquio 2020. No ano passado, o futebol de 5 e o goalball conquistaram suas vagas ao sagrarem-se campeões de mundiais. Nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, o basquete em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado disputarão vagas diretas para o principal evento do paradesporto.

Esta foi a edição mais forte da etapa de Al Ain da Copa do Mundo da modalidade com 220 atiradores inscritos de 47 países. Esta competição foi um dos eventos que compõem o período qualificatório para Tóquio 2020. O Mundial de Tiro Esportivo, em outubro, na Austrália, e uma etapa da Copa do Mundo, em 2020, também terão vagas em disputa. 

A prova da carabina de ar 10m deitada foi vencida pelo ucraniano Vasyl Kovalchuk com a pontuação total de 633.9. A diferença entre o campeão e o brasileiro foi apenas de três décimos. 

Ao todo, Alexandre disputou três provas: R9 - carabina .22 50m, R4 - carabina de ar 10m posição em pé e R5 - carabina de ar 10m deitado. Na prova R9, ele bateu os recordes brasileiro e das Américas. Na R4, o paulista terminou a prova em oitavo lugar.

Galgani perdeu grande parte dos movimentos dos membros aos 18 anos, após bater a cabeça no fundo de uma piscina e lesionar sua coluna.  

Nesta etapa da Copa do Mundo o Brasil foi representado por outros cinco atletas: Beatriz Dias da Cunha, Bruno Stov Kiefer, Carlos Garletti, Eloisa Miranda e Geraldo Von Rosenthal. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão