Remo

O remo está no programa paralímpico desde os Jogos de Pequim 2008. No Brasil, a modalidade teve início nos anos 1980, no Rio de Janeiro. A Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (SUDERJ) iniciou um programa de reabilitação para pessoas com deficiência física, mental e auditiva utilizando o remo como ferramenta. Porém, somente em 2005, depois de dois mundiais, a Confederação Brasileira de Remo reativou o departamento de Remo Adaptável.

Nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, o Brasil conquistou uma medalha de bronze no Double Skiff misto, classe TA, com Elton Santana e Josiane Lima.

Deficiências

Física e visual

Percurso

2.000m em linha reta

Gênero

Masculino e feminino

Objetivo

Completar o percurso no menor tempo

Barcos

Single-Skiff (1x), Double-Skiff (2x), Quatro com Timoneiro (4+)

Classes no Remo

O remo paralímpico consiste na prática do remo por pessoas com deficiência ou limitação física, visual ou déficit intelectual, que tenham mobilidade mínima de braços. As categorias da modalidade separam os atletas pelo seu tipo de deficiência física.


- PR1 (Braços e Ombros): Barco formado por remadores que possuem somente mobilidade de ombros e braços. Esta categoria está presente apenas nos barcos individuais: PR1 Single Skiff Masculino (PR1 M1x) e PR1 Single Skiff Feminino (PR1 W1x). Os remadores utilizam assento fixo e equipamento de proteção obrigatório.

- PR2 (Tronco e Braços): Barco formado por remadores que possuem mobilidade nos troncos e nos braços. Existe apenas um tipo de barco: PR2 Double Skiff Misto (PR2 Mix2x), sendo um homem e uma mulher, ambos com assento fixo.

- PR3 (Pernas, Tronco e Braços): Barco formado por remadores que possuem mobilidade nas pernas, troncos e braços. Existem dois tipos de barcos: PR3 Quatro Com Misto (PR3 Mix4+), formado por dois homens, duas mulheres e um timoneiro; e PR3 Double Skiff Misto (PR3 Mix2x), formado por um homem e uma mulher.


Provas no Remo

Masculino

Single Skiff PR1 (PR1 M1x)

Feminino

Single Skiff PR1 (PR1 W1x)

Misto

Double Skiff PR2 (PR2 Mix2x), Double Skiff PR3 (PR3 Mix2x) e Quatro Com PR3 (PR3 Mix4+)






Medalhistas

Clique para ver os
medalhistas

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial