Discípulo de Daniel Dias é destaque no início da Nacional do Circuito Loterias Caixa

Por CPB
Sex, 10 Mai 2019 14:22:00 -0300
Alê Cabral / CPB Imagem

Na manhã desta sexta-feira, 10, teve início a primeira fase Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação 2019. Ao todo, 236 atletas, de 14 Estados mais o Distrito Federal, passarão pela piscina do Centro de treinamento Paralímpico, em São Paulo, até este sábado, 11. Um deles é o paulista Andrey Garbe, 22 anos, que fará a sua estreia em Jogos Parapan-Americanos na edição de Lima 2019. Melhor ainda: ao lado de seu ídolo, o multimedalhista Daniel Dias.

A primeira Nacional do Circuito Loterias Caixa é a última oportunidade para os nadadores atingirem os índices classificatórios para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e o Mundial da modalidade, em Londres, que acontecerão no segundo semestre.

Andrey Garbe (IDD) nadou os 100m costas em 1min05s31, apenas três centésimos a mais que o índice classificatório, da classe S9, para o Mundial de Londres. Há duas semanas, no entanto, no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, ele atingiu o índice classificatório para o Parapan (1min07s10) ao completar os 100m costas em 1min05s49.

”Eu vim à Nacional tentar o índice para o Mundial, fiquei a três centésimos na minha principal prova. A ficha nem caiu ainda, mas agora vou focar em me preparar para o Parapan de Lima, que eu já garanti e será minha primeira vez na competição“, disse.

O nadador teve meningite seguida de trombose com um ano e amputou a perna direita. Ele iniciou no esporte por convite de um professor de educação física aos 9 anos. ”Conheci o Daniel Dias na mesma época e ele sempre foi minha inspiração, me deu muita força. A prótese que uso foi um presente dele.“

O paulista Daniel Dias é o atleta paralímpico com maior número de medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 14 ouros, sete pratas e três bronzes. O nadador da classe S5 atingiu os índices classificatórios para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e para o Mundial de Natação de Londres.

Nas disputas realizadas nesta sexta-feira,10, a gaúcha Susana Schnardorf (SM4) completou os 150m medley em 3min03s15 e conquistou sua vaga para a competição na capital britânica. Outras duas nadadoras também carimbaram o passaporte: a paulistana Esthefany Rodrigues (SM5) que fez os 200m medley em 3min54s88 e Laila Garcia (S6) nos 50m borboleta com a marca de 42s09.

As provas da primeira etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação seguem no sábado, 11. 

Resultados
Acompanhe os resultados do Circuito Brasil Loterias Caixa em tempo real, pelo aplicativo "Circuito Caixa Nacional", disponível para dispositivos iOS e Android.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a primeira etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação. 

O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 

Patrocínios
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data:
10 e 11 de maio
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).

Programação* 
Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação
Sexta (10/5) - 9h às 12h e 15h30 às 18h 
Sábado (11/6) - 9h às 11h
*Programação sujeita a alterações

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


Notícias