Notícias

CT Paralímpico recebe competição internacional de bocha a partir desta terça

Por CPB
Seg, 21 Mai 2018 15:46:00 -0300
Divulgação ANDE Imagem

Começa nesta terça-feira, 22, o BISFed São Paulo Regional Open, que compõe o calendário da Federação Internacional de bocha (BISFed). A competição acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até sábado, 26, e contará com a presença de 42 atletas de oito países: Chile, Canadá, México, Equador, Panamá, Costa Rica, Peru e Brasil. Onze atletas representarão o Brasil, e nomes como Maciel Santos, medalhista nos Jogos de Londres, e Eliseu Santos e Evelyn Oliveira, medalhistas no Rio, estão confirmados.

Para esta competição, a delegação terá atletas mais experientes e atletas novos com sua primeira convocação. A classe com o maior número de esportistas é a BC4 feminina. A BISFed atualizou as regras neste ano e agora as disputas em pares e equipes precisa ter pelo menos uma mulher. Na equipe BC1/BC2 e em pares BC3, o Brasil já tem a participação regular de mulheres desde os Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Já em pares BC4, há pouca presença de mulheres no trio brasileiro e por isso mais atletas dessa classe foram convocadas.

“Estamos observando outros atletas para termos uma base de bons atletas para futuras convocações. Já visando a Tóquio 2020 e a Paris 2024”, comentou Artur Cruz, presidente da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE).

Este ano, a modalidade ainda terá o Campeonato Mundial, em agosto, em Liverpool, na Inglaterra. O Brasil já está classificado para esta competição com 11 atletas, número máximo de integrantes por equipe. 

As competições oficiais da BISFed têm quatro pesos diferentes na contagem de pontos para o ranking mundial. As posições de cada atleta ou equipe são multiplicadas pelo valor do coeficiente da competição. Para o Open Regional o coeficiente é 1. Open Mundial tem coeficiente 2, os campeonatos regionais (Copas América, Europeia e Asiática) têm coeficiente 3, Campeonato Mundial e Jogos Paralímpicos têm coeficiente 4.

Confira os atletas convocados para o Open Regional de Bocha, em São Paulo:

Guilherme Germano Moraes - ADMC – SP 
Igor de Souza Barcelos - ANDEF – RJ 
Andreza Vitória Ferreira de Oliveira - UFPE - PE 
Maciel Sousa Santos - ADMC – SP 
Genilson Alves de Carvalho - FUNAD – PB
Mateus Rodrigues Carvalho - CDDU - MG 
Evelyn Vieira de Oliveira - SESI – SP 
Julia Pereira Marcelino - FCEE - SC 
Eliseu dos Santos - ADFP - PR 
Ivanildo Pereira de Souza - ADM - PE 
Josiane Batista da Silva - SESI – SP

Site oficial da competição.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)