Notícias

Brasileiros fazem últimos ajustes antes de ir ao Parapan-Pacífico de Natação

Por CPB
Thu, 12 Jul 2018 12:32:00 -0300
Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB Imagem

A Seleção Brasileira de natação disputará em poucas semanas o Parapan-Pacífico 2018, competição mais importante da modalidade este ano. O evento tem data marcada para começar em 9 de agosto e se estenderá até o dia 13 , em Cairns, na Austrália. A equipe conta com 15 nadadores, sendo sete medalhistas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, como Daniel Dias, da classe S5, e Phelipe Rodrigues (S10). Ao todo, 19 países participam do evento. Nas semanas derradeiras até o evento, os brasileiros têm feito os últimos ajustes para a competição. 

As provas serão disputadas em piscina olímpica, 50m, no Tobruk Memorial Pool, em Cairns. O sistema de disputas será com eliminatórias com mais de uma classe e as finais podem ser por classe ou combinadas. 

“Viajamos dia 28 e treinaremos 10 dias lá. A diferença de fuso-horário será um grande desafio, esse período de treino será importante para os atletas se acostumarem", comentou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação.

O multimedalhista Daniel Dias (S5) disputará sete provas nesta competição: 50m,100m e 200m livres, 50m costas, 50m borboleta e dois revezamentos - 4x100m livre 34pontos e 4x50m livre 20pts. 

“Estou ansioso para esta competição. Afinal, todo treinamento da temporada foi focado para este momento. A expectativa é grande, ainda mais depois do desempenho na Europa que foi bem satisfatório”, declarou Daniel Dias, que bateu o recorde mundial na prova dos 50m livres (S5) na etapa de Sheffield da World Series, no início do mês de junho.

O Parapan-Pacífico de natação acontece a cada quatro anos, a última edição foi em 2014 na Califórnia, nos EUA. Apenas Austrália, Japão, Canadá e Estados Unidos da Américas podem sediar a competição e a organização do evento fica a cargo de seus comitês paralímpicos nacionais (NPC's, sigla em inglês).

Confira aqui a convocação da Seleção Brasileira que disputará o Parapan-Pacífico.

Time São Paulo 

Os atletas Daniel Dias e Phelipe Rodrigues são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)