Notícias

Estrangeiros treinam no CT antes do Open Internacional de Atletismo e Natação

Por CPB
Ter, 24 Abr 2018 16:14:00 -0300
Daniel Zappe/MPIX/CPB Imagem

23/04/2017 - CT Paralímpico, São Paulo, SP - Open Internacional Loterias Caixa - 1500m - Cristian Valenzuela

Atletas de atletismo e natação da maioria dos 13 países que estarão presentes no Open Internacional Loterias Caixa, entre os dias 26 e 28 de abril, já estiveram no CT Paralímpico, em São Paulo, para o período de treinamento antes da competição. São 400 atletas, sendo 226 do atletismo e 174 da natação, representantes da África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Gana, Israel, México, Peru, Portugal e Turquia. Este evento faz parte do Grand Prix de atletismo e da World Series de natação, que são circuitos organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Vicente Almonacid, atleta chileno de natação da classe S8/SM8, por exemplo, vem a São Paulo pela segunda vez. Bronze na prova dos 100m livre nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em março de 2017, ele ressaltou o fato de chegar com antecedência à capital paulista, para familiarizar-se às condições de competição. 

“É muito importante treinar na mesma piscina que vou competir, porque assim consigo me ambientar. Aqui há uma diferença do tamanho da piscina que preciso me acostumar, e é por isso que eu gosto de vir treinar antes.”

No atletismo, Jorge Tinco, representante do Peru, também esteve no CT, e acredita que treinar antes, no mesmo ambiente que acontece a prova, é muito vantajoso para “definir estratégias, acostumar com o clima, que são pontos importantes para não se sentir perdido no momento da prova." Jorge é da classe T12 e veio acompanhado do seu guia, Genaro Garcia, para disputar as provas de 200m e 400m.

Quando se trata da infraestrutura do CT Paralímpico, os dois atletas concordam que as instalações de São Paulo são ótimas para receber esse evento e os atletas. “A infraestrutura aqui é de primeiro nível e uma das melhores na América do Sul. Isso me motiva bastante e acho que é muito importante para o meu desempenho na competição”, diz Vicente.

As disputas da natação acontecerão com eliminatórias por tempo nas sessões pela manhã, com premiação por classe. À noite, estão previstas finais balizadas com base no índice técnico competitivo (ITC) dos atletas. 

No atletismo, quinta e sexta-feira serão dias de eliminatórias com balizamento por tempo. No sábado, 28, acontecerão os superdesafios, que serão balizados de acordo com os ITCs obtidos pelos atletas nos dois primeiros dias. Os oito primeiros disputarão o superdesafio prova A, com premiação também por ITC. Os atletas que ficarem de nono a 16º lugares farão a prova B. 

Credenciamento de Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados na cobertura do Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação precisarão enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, veículo, função e telefone para contato. O prazo para credenciar-se é quarta-feira, 25. 
 
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Serviço
Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação
Data: 26 a 28 de abril
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)