Notícias

Atletas antecipam retorno ao CT e miram Mundiais e Parapan de Lima

Por CPB
Sex, 18 Jan 2019 15:57:00 -0200
Daniel Zappe/CPB/MPIX. Imagem

As Seleções de atletismo e natação terão uma temporada agitada com seus respectivos Mundiais e os Jogos Parapan-Americanos de Lima. Por este motivo, as coordenações-técnicas decidiram antecipar o início dos treinos focados nas competições deste ano. Nesta semana, as duas equipes já estiveram no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a fim de acelerar o processo de preparação para 2019.

Em novembro, após os Campeonatos Brasileiros, os atletas que integram o centro de referência de cada modalidade tiveram férias antecipadas. No retorno, entraram no período de base – fase de treinamento para aprimoração de técnica e capacidade aeróbia. Os nadadores já estão no segundo bloco de treinos, no qual trabalham a força. No atletismo, esta fase se iniciará em fevereiro. 

Todo o planejamento de treinos está focado nos respectivos Mundiais das modalidades e no Parapan. Os nadadores serão os primeiros a enfrentarem o principal desafio do ano. De 29 de julho e 4 de agosto, na cidade de Kuching, na Malásia, acontecerá o Mundial de Natação de 2019. Já o atletismo disputará os Jogos Parapan-Americanos de Lima, de 23 de agosto a 1º de setembro, antes do Mundial, que está marcado para 7 a 15 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A pouco mais de um ano para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o Brasil busca o tetracampeonato (Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015) geral da principal competição das Américas. Na edição de Toronto 2015, foram conquistadas 257 medalhas (sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze). A natação foi a modalidade que mais faturou medalhas, 104 no total, sendo 38 de ouro. Já o atletismo ficou em segundo com 80, sendo 34 ouros. 

Os esportistas usarão o Open Loterias Caixa de Atletismo e Natação, em abril, no CT Paralímpico, como preparação. Esta competição compõe os principais circuitos internacionais do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês): o Grand Prix de atletismo e a World Series de natação. 

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)