Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Esgrima em cadeira de rodas conhece seus campeões nacionais

Lenilson Oliveira (esquerda) derrotou Alex Souza para ficar com o título da espada A. Foto: Rosele Sanchotene/CBE.
A 2ª Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas – 95 anos CBE (Confederação Brasileira de Esgrima) – terminou neste sábado, 6. A competição, que movimentou o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entregou mais quatro medalhas de ouro neste segundo e último dia de evento. Kevin Damasceno, Carminha Oliveira, Jovane Guissone e Lenilson Oliveira foram os campeões na capital paulista.

Kevin Damasceno levou seu segundo título nacional. Na sexta-feira, o jovem atleta do Grêmio Náutico União levou o primeiro campeonato individual da carreira no florete A e, neste sábado, ele venceu no sabre A masculino.

Para isso, quis o destino que ele cruzasse novamente com o pai e companheiro de clube, Fabio Damasceno, nas fases decisivas. No florete, ele bateu o progenitor nas semifinais, enquanto, no sabre, o duelo foi na grande decisão. E ele se deu bem novamente. Triunfo de 15 a 8 para Kevin, que vai se destacando cada vez mais nacionalmente.

“Eu estou muito feliz, não esperava ter esse resultado que estou tendo nesta competição. Eu estou fazendo a minha parte, que é treinar bastante, mas admito que não esperava mesmo chegar tão longe”, reconheceu o esgrimista, que tem apenas 18 anos.

Na espada A feminina, Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) fez uma eliminatória espetacular e chegou à decisão com placares dilatados. No quadro de 8, superou Sabrina Marques (Barroca Tênis Clube-MG) por 15 a 1, enquanto, na semifinal, passou por Mônica Santos (Grêmio Náutico União-RS) por 15 a 0. No jogo decisivo, vitória mais apertada diante de Rayssa Veras (Club Athletico Paulistano-SP) por 15 a 13 para ficar com o campeonato.

“Trabalhei muito nos últimos meses, fiquei feliz com o resultado. A Rayssa foi uma adversária que exigiu bastante na final, ela está bem forte em todas as armas. Isso é muito bom, porque a gente tem de se esforçar cada vez mais, trabalhar duro para conseguir a medalha dourada”, disse a campeã da espada A.

O florete B teve o medalhista paralímpico Jovane Guissone novamente nos holofotes. Um dia após ter levado um ouro na espada B e uma prata no sabre B (primeira e terceira arma do atleta, respectivamente), o esgrimista da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná voltou a levar um campeonato, agora na sua segunda arma de preferência. Na final, o gaúcho passou pelo companheiro de Seleção Brasileira, Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União-RS), por 15 a 7.

“Foi um campeonato muito bom para mim, desde o sabre até o florete. São resultados que estão vindo, estou treinando e está dando certo. Muito feliz de ter chegado à final com o Vanderson, meu colega de Seleção, que está cada dia chegando e evoluindo cada vez mais”, exaltou o sorridente Jovane Guissone.

A espada A masculino foi conquistada por Lenilson Oliveira. O esgrimista do Club Athletico Paulistano teve grande desempenho para sair com o ouro do CT Paralímpico. Na partida decisiva, o atleta superou Alex Souza, do Esporte Clube Pinheiros-SP, por 15 a 8. Com dores no punho, o campeão exaltou o título.

“Eu estou com dores do punho, por isso achei que nem passaria para as eliminatórias, mas graças a Deus deu para passar e sair campeão. Só tenho a agradecer a todos do Paulistano, ao meu treinador Ricardo Ferrazzi, a minha companheira de treino Rayssa (Veras). São devido a esses apoios que a gente consegue atingir o objetivo”, disse Lenilson Oliveira, que foi o responsável por encerrar a galeria dos campeões da 2ª Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas.

Primeiro dia de disputas, sexta-feira, 5

Na sexta-feira, 5, primeiro dia de evento, cinco atletas saíram com o ouro do torneio: Izaias Monteiro, Rayssa Veras, Kevin Damasceno, Fabiana Soares e Jovane Guissone.

O primeiro campeão da competição foi um debutante em títulos brasileiros. No sabre B, Izaias Monteiro (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) conseguiu algo inédito na carreira. A decisão foi contra o companheiro de equipe, Jovane Guissone. Apesar de não ser a principal arma do medalhista paralímpico, ele foi um adversário complicado para Monteiro, que alcançou um triunfo de 15 a 13.

Rayssa Veras conseguiu uma vitória maiúscula para ficar com o título do florete A feminino. Para levar o ouro, a esgrimista do Club Athletico Paulistano-SP derrotou Mônica Santos (Grêmio Náutico União-RS) empunhando a arma favorita da gaúcha. Na decisão, triunfo por 15 a 3 e título inédito para a esgrimista.

Fabiana Soares, do Sport Club Magnólia-RJ, teve grande desempenho na arma e saiu com o título, muito importante para a atleta. A final foi diante de Rayssa Veras (estreante no sabre), que esteve na segunda final do dia. O jogo foi parelho e acabou com triunfo de Fabiana por 15 a 13. 

A espada B masculina, última arma disputada no dia, tinha o medalhista paralímpico Jovane Guissone (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) como amplo favorito ao campeonato. E ele fez jus às expectativas.

Imbatível, o gaúcho venceu todos os jogos da fase eliminatória por 15 a 4. Primeiro, derrotou o estreante em competições oficiais, Renato Santana (atleta do Barroca Tênis Clube-MG), no quadro de 8. Depois, superou o parceiro de clube, Izaias Monteiro (em sua segunda final do dia) na semifinal. Na decisão, Guissone bateu mais um atleta da Associação, Rodrigo Massarutt, para ficar com o ouro.

Ao todo, a competição, feita em homenagem ao aniversário da CBE,  recebeu 91 inscrições – 31 nas disputas femininas e 60 nas masculinas.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery