Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Detecção de talentos de tênis de mesa acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em SP

Foto: Leandro Martins/MPIX/CPB

Começou na segunda-feira, 15, o projeto de detecção de talentos de tênis de mesa no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As atividades continuarão ao longo da semana até esta sexta-feira, 19.

O projeto é da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e começou no esporte olímpico. Em 2017, o paradesporto ganhou seu espaço e já faz parte da inciativa pelo terceiro ano seguido. O objetivo é trazer para o Centro de Treinamento, durante uma semana, os atletas para se desenvolverem e representarem o Brasil em competições internacionais. A partir dessa seleção de futuros profissionais, os escolhidos são adicionados em um grupo intitulado "Diamantes do Futuro", jovens talentos que treinam duas ou três vezes ao ano no CT.

Nesta edição, treze atletas paralímpicos foram convocados para o projeto e o atual grupo seleto de Diamantes do Futuro conta com doze participantes. O maior objetivo dos atletas é alcançar os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, e por essa razão, os participantes devem completar 20 anos até 2021. A idade limite para inscrições é 23 anos, já que existe uma categoria sub-23 no ranking nacional.

O processo de escolha dos atletas funciona através de um formulário online com as informações principais, acompanhados de um vídeo do participante em jogo, para que a seletiva tenha um ponto de vista técnico. 

"Acredito que ações como esta são fundamentais para o tênis de mesa paralímpico porque existem menos atletas praticando a modalidade, o que torna difícil a renovação da seleção. O nível do esporte e a qualidade de vida dessas pessoas são essenciais" contou Raphael Moreira, técnico da Seleção Brasileira de tênis de mesa. 

Os treinos da detecção de talentos acontecem três vezes ao dia, totalizando quinze períodos de treino durante os cinco dias de projeto. A maior ênfase desses treinos são as técnicas, o lançamento de bolas e os exercícios de movimentação, além de jogos entre os participantes.

O último treino dos Diamantes do Futuro aconteceu em março e a próxima ocorrerá em setembro.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery