Notícias

Embaixador Rodrigo Minotauro participa de integração entre judô e parajiu-jítsu

Por CPB
Qua, 04 Abr 2018 15:16:00 -0300
Imagem

Com a presença do Embaixador Paralímpico Rodrigo Minotauro, aconteceu nesta quarta-feira, 4, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, uma atividade de integração entre os atletas da Seleção Brasileira de judô paralímpico e alguns representantes do parajiu-jítsu, modalidade em desenvolvimento no Brasil.

O parajiu-jítsu é uma modalidade que possui as mesmas regras do convencional, destinada a atletas com deficiência física, motora, visual, intelectual e auditiva.

Minotauro afirmou que o judô e jiu-jítsu são duas modalidades que se complementam entre si. Ele conta que seu primeiro contato com a luta foi aos quatro anos, quando começou a praticar judô. Depois, já adolescente, conheceu o jiu-jítsu e percebeu que os conhecimentos adquiridos na outra modalidade o ajudavam muito a se desenvolver nesta nova prática.

“Eu espero que as duas modalidades possam crescer juntas, porque sabemos que uma completa a outra. Essa foi uma realização enorme para mim e espero que este tatame veja o parajiu-jítsu mais algumas vezes”, disse o Embaixador Paralímpico.

O parajiu-jítsu não faz parte do grupo de modalidades inseridos no programa dos Jogos Paralímpicos, mas para Alberto Martins, diretor-técnico do CPB, o Comitê continua com as portas abertas para todos os seus atletas. “Muitos pensam que o conceito de atleta paralímpico é aquele que participa do programa dos Jogos Paralímpicos. Mas para o CPB, esse conceito não funciona, já que o atleta paralímpico é aquele que faz do esporte um instrumento de inclusão e de superação. Por isso que essa é a casa do atleta paralímpico dos atletas de parajiu-jítsu."

Para o presidente da Federação Brasileira de Parajiu-jítsu, Elcirley Silva, esse é um momento muito especial para os atletas da modalidade, porque “uma semente de esperança está sendo plantada, não só para o parajiu-jítsu, mas para todas as outras modalidades." Em um segundo momento, Elcirley conduziu a demonstração de alguns movimentos de parajiu-jítsu para o público presente, que teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as 18 classes funcionais da modalidade.

Rodrigo Minotauro foi apresentado recentemente como o 14º integrante do Projeto Embaixador Paralímpico, que tem a intenção de aumentar a visibilidade do Movimento no país. Os Embaixadores vêm das mais diversas áreas de atividade. Além de Rodrigo, o programa conta com os apresentadores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima, os pilotos Ayrton Senna (in memorian) e Emerson Fittipaldi, os atores Cléo Pires e Paulo Vilhena, os atletas Flávio Canto, Gustavo Kuerten e Ronaldinho Gaúcho, o senador Romário e os empresários Luis Severiano Ribeiro, Nizan Guanaes e José Victor Oliva.