Torneio de badminton reúne 22 atletas anões e de baixa estatura de 9 países

Por CPB

qui, 09 ago 2018 17:59:48 -03:00



Dos 133 atletas que participam do Brasil Internacional de Parabadminton 2018, 22 são da classe SS6 - para pessoas com baixa estatura. O torneio começou nesta quinta-feira, 9, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e segue até domingo, 12. Os competidores representam 16 países, sendo que nove deles tem atletas na classe SS6.

O curitibano Vitor Gonçalves (SS6) jogou e venceu as duas partidas que competiu nesta quinta-feira. A primeira contra o canadense Wyatt Lightfoot, por 2 a 0 (21x5 e 21x11), e depois contra o japonês Yoei Hatakeyama, também por 2 a 0 (21x6 e 21x13). Na mesma classe, o brasileiro Dhiego Vidal entrou em quadra e foi derrotado pelo americano Miles Krajewski, por 2 a 0 (21x17 23x21).

“Estou muito feliz, ainda mais porque ganhei do japonês. A Ásia é uma potência no badminton, então tinha aquela preocupação. Mas toda vitória tem seu valor, principalmente as mais difíceis”, relatou Vitor de 19 anos.

Vitor tem nanismo e conheceu o parabadminton por meio de um projeto na escola em que estudou. Praticante da modalidade há dois anos, ele é o nono colocado no ranking mundial em sua classe.

“Hoje saiu tudo como planejamos. Nossa expectativa é ser campeão. Com os treinamentos, nossos atletas já apresentaram uma evolução. Quando não tem tantos atletas da mesma classe, fica complicado visualizar nosso crescimento. Vieram atletas fortes para cá e pudemos testar nossa potência. Jogamos bem”, comentou Marta Lopes, técnica das classes SS6 e SU5 da Seleção Brasileira de parabadminton.

Os países que participam da competição são: Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Peru e Polônia.

O calendário da modalidade ainda reserva para este ano o Campeonato PANAM, em novembro, na cidade de Lima, no Peru. Esta será a última oportunidade para os atletas se classificarem para as competições mais importantes de 2019: o Campeonato Mundial de Parabadminton, na Suíça, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)



 


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão