CPB realiza curso de capacitação dos profissionais de Centros de Referência

qua, 06 nov 2019 12:51:33 -03:00



O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou nesta semana, de 4 a 6 de novembro, o curso de capacitação do Projeto Centro de Referência. O evento reuniu 56 profissionais, sendo 53 professores de educação física, dois psicólogos e um fisioterapeuta no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

O Projeto dos Centros de Referência é idealizado pelo CPB e tem como objetivo levar a iniciação esportiva e o alto rendimento às cidades brasileiras para fortalecer o desenvolvimento do esporte paralímpico nacional.

Ao todo, oito unidades da federação (Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe) receberão ao menos um centro de referência, ao todo serão 14. As modalidades foram escolhidas de acordo com cada núcleo, tendo como base o que a região já tem desenvolvido. Ao todo, dez modalidades serão oferecidas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeia de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado.

Ao longo dos três dias de programação no CT Paralímpico, os profissionais selecionados participaram de palestras e acompanharam aulas do Escola Paralímpica de Esportes – projeto de iniciação esportiva do CPB.

“O quantitativo de núcleos para 2019 já ultrapassou a nossa meta, que era de dez núcleos. Até 2024 a meta é termos 27 centros. Fizemos parceria com os governos locais e principalmente com as Universidades, para que os atletas atendidos tenham todo o suporte necessário como psicologia, fisioterapia, além dos treinos”, comentou o coordenador do projeto dos Centros de Referência do CPB, Ramon Pereira.

Capacitação professores do SESI

De 4 a 6 de novembro, também foi realizado o curso de capacitação dos professores do SESI no CT Paralímpico. Além do curso EaD Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esprote, os profissionais aprenderam sobre a bocha, goalball e vôlei sentado. A carga horária do curso foi de 24h e contou com aulas teóricas e práticas.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão