Brasileiro Loterias Caixa de Natação fecha temporada da modalidade e abre caminho para Tóquio 2020

sex, 18 out 2019 11:50:11 -03:00



Edênia Garcia durante o Mundial de Londres (Crédito: Ale Cabral/CPB)

Edênia Garcia durante o Mundial de Londres (Crédito: Ale Cabral/CPB)

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá na próxima semana, de 25 a 27 de outubro, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação. A competição encerrará o calendário de 2019 da modalidade e conta com 317 atletas inscritos. Nove nadadores que conquistaram medalhas no Mundial Paralímpico de Londres, na Grã-Bretanha, em setembro, constam na lista dos participantes do evento. 

Os nadadores tiveram um período de descanso após o Mundial e retornaram recentemente aos treinos. Em Londres, o Brasil conquistou 17 medalhas (cinco ouros, seis pratas e seis bronzes). O Parapan de Lima 2019, em agosto, também foi bem-sucedido para a natação nacional. A modalidade foi a que mais contribuiu para o desempenho do país no quadro-geral, com 127 medalhas: 53 de ouro, 45 de prata e 29 de bronze. 

O Campeonato Brasileiro, desta maneira, fechará o calendário de 2019 da natação paralímpica e, ao mesmo tempo, serve como o primeiro evento do período que culminará nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Nomes como a pernambucana Carol Santiago, a cearense Edênia Garcia e o brasiliense Wendell Belarmino - todos campeões mundiais em Londres - estão na relação de inscritos. 

"Nossos atletas puderam descansar um pouco, já que estão voltando de uma temporada bastante exaustiva, com maratona de competições em série. Tivemos um calendário muito difícil, mas agora os nadadores já estão de volta. No Brasileiro, teremos medalhistas, atletas de alto nível inscritos e temos a perspectiva da obtenção de boas marcas e o início de um trabalho rumo aos Jogos de Tóquio 2020", disse Jonas Freire, diretor-técnico adjunto do CPB.  

Os melhores atletas do país disputarão o Brasileiro de Natação. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em maio, já a segunda, em julho.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação. 

Patrocínios
A natação paralímpica tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Time São Paulo
A atleta Edênia Garcia é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e quatro atletas-guia de nove modalidades.
 
Serviço
Data: 25 e 27 de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).
 
Programação* 
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação

Sexta-feira (25/10) – 8h às 12h e 14h às 18h
Sábado (26/10) - 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (27/10) - 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão