Sesi e Santos farão a final da Copa Loterias Caixa de Goalball

sáb, 12 out 2019 19:00:49 -03:00



Sesi e Santos vão reeditar a final paulista da Copa Loterias Caixa de Goalball da última temporada. Neste sábado (12), os dois favoritos passaram pelos confrontos eliminatórios e garantiram vaga na decisão de domingo, que este ano terá um bônus: será transmitida pelo SporTV 3, a partir das 11 horas. É a primeira vez na história que um jogo entre clubes do país passará ao vivo na televisão.

"Isso foi um tempero a mais para esse campeonato, deu uma vontade ainda maior de chegar à final. Todas as equipes se dedicaram ao máximo. Agora, 'bora' pra essa final! O Santos foi o campeão de 2018, mas isso no papel não basta, tem de decidir na quadra", disse o ala Leomon, melhor jogador de goalball da atualidade e campeão do torneio em 2018, quando os santistas venceram o Sesi por 4 a 3.
Após sentir o gostinho de erguer a taça em 2017 e bater na trave no ano seguinte, o ala Parazinho, do Sesi e da seleção brasileira, espera confirmar a leve superioridade da atual edição – sua equipe encerrou a fase classificatória com a melhor campanha geral.

"Estou muito feliz pela minha equipe. Sei que todos vão jogar um goalball de alto nível. E espero que essa seja a primeira final de muitas na TV. A comunidade paralímpica está ansiosa por esse momento", afirmou o jogador.
Para chegar até a finalíssima do campeonato nacional, as duas equipes tiveram confrontos equilibrados pelo caminho. O Sesi encontrou menos dificuldades: ganhou da Urece-RJ nas quartas de final, por "game" (10 a 0), e da LMC-SP na semifinal, por 15 a 6. Já os santistas, após confronto tranquilo no primeiro mata-mata do dia – 13 a 3 na Acesa-SC –, suaram para derrotar o Instituto Athlon na semi. O intervalo da partida marcava 3 a 3 no placar, e o Athlon chegou a ficar à frente no segundo tempo. Mais experiente, o conjunto santista manteve os nervos no lugar e virou: 10 a 5.

O jogo deste domingo também será transmitido pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), que tem exibido as duas divisões do Brasileiro. As demais partidas da Série A – disputa do bronze feminino e masculino e final do feminino.

Sesi tenta o título também no feminino
A equipe paulista buscará uma dobradinha no Brasileiro de goalball. Mas na chave feminina as comandadas do técnico Diego Colletes precisarão frear as potiguares do Ierc-RN, donas da melhor campanha na primeira fase e confiantes após vitória emocionante na semifinal: 3 a 2 sobre a AMC-MT. A ala Israele Gomes lidera com folga a artilharia da competição, com 21 gols.
Apesar disso, o retrospecto pode pesar a favor das meninas do Sesi, campeãs em 2017 e 2016. Já o time do Rio Grande do Norte, campeão regional nordestino desta temporada, nunca ficou com o troféu nacional. A final da chave feminina começa às 9h40 (de Brasília).
Sobre a Copa Loterias Caixa
A maior competição de goalball do país conta com a participação de 33 equipes divididas entre as Séries A e B. Ao todo, mais de 300 pessoas, sendo 189 atletas, estão envolvidos no torneio deste ano. Ao longo de cinco dias, serão disputadas 69 partidas. Desde que a CBDV passou a organizar o Brasileiro da modalidade, em 2011, a Apace-PB foi a maior ganhadora entre os homens, com três troféus (2014, 2013 e 2011). Já no torneio feminino, o Sesi-SP lidera a lista de taças, também com três (2017, 2016 e 2013).


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão