Vela

A vela é disputada em três categorias, todas sem divisão por gênero. Homens e mulheres velejam juntos na 2.4mr, na Sonar e na SKUD18. A 2.4mR é individual, enquanto a classe Sonar tem uma equipe de três atletas. A classe SKUD-18 é composta por duplas, sendo um integrante obrigatoriamente do sexo feminino e um dos tripulantes tetraplégico. A quantidade de provas da regata é determinada pelos juízes da competição.

A modalidade passou a ser um esporte competitivo na década de 1980 e exige domínio sobre as mudanças de vento, correntes aquáticas, além de habilidade e estratégia.

A primeira participação da vela nos Jogos Paralímpicos aconteceu como demonstração em Atlanta 1996, e na edição seguinte, em Sydney 2000, passou a integrar o programa da maior competição do planeta dentro do paradesporto. A estreia do Brasil aconteceu em Pequim 2008, com três velejadores na classe Sonar.

Deficiências

Física ou visual

Classes
de Barcos

2.4mR (individual), Sonar (trio), SKUD18 (dupla)

Gênero

Masculino e feminino

Regatas

São compostas por várias provas

Percursos

Sinalizado por boias

Classes na

Vela

Na vela, os atletas são classificados de 1 a 7 pontos - quanto menor a pontuação, maior o grau de deficiência do velejador. O sistema de classificação é feito levando em consideração a estabilidade, a mobilidade, a visão e funções motoras do corpo.

Na SKUD-18, a tripulação deve ser obrigatoriamente mista. A soma dos tripulantes não pode ultrapassar 9 pontos e um dos atletas tem que ser tetraplégico (1 ou 2 pontos).

2.4mR

O atleta deve ser classificado de 1 a 7 pontos

SKUD18

A somatória dos tripulantes não pode ultrapassar 9 pontos

Sonar

Somatória dos tripulantes não pode ultrapassar 14 pontos







Medalhistas

Clique para ver os
medalhistas

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletirsmo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão