Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

De olho em Mundial, halterofilistas abrem o Circuito Loterias Caixa em Brasília

Começou nesta sexta-feira, 7, em Brasília, o Circuito Loterias Caixa de atletismo, halterofilismo e natação. As primeiras provas do evento foram de halterofilismo paralímpico, modalidade que vive bom momento no país após a medalha inédita de Evânio Rodrigues nos Jogos Rio 2016. Nas primeiras provas do dia – leve feminino e até 49kg masculino – a disputa marcou a tentativa de alcançar o índice para o Mundial da modalidade, em setembro, no México. Neste sábado e domingo, além do halterofilismo, também haverá provas de atletismo e natação. Nestas duas modalidades, as provas valem índice para as nacionais, disputadas a partir de junho, em São Paulo.

Uma das atletas que alcançou o índice, Maria Luzineide de Oliveira (até 45kg) foi a melhor da divisão unificada (41kg, 45kg e 50kg) ao levantar 78kg na barra. A atleta ultrapassou o índice estipulado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para o Mundial, de 75kg, e agora depende da convocação para a etapa da Copa do Mundo da Hungria, em maio, e também confirmar a marca novamente no evento em questão.

“Fiz uma cirurgia em outubro e voltei a treinar tem pouco tempo. Hoje confirmei o mínimo necessário, mas de agora em diante o treino será muito mais pesado para chegar a uns 90kg em setembro”, resumiu a atleta já com a medalha de ouro no peito. Subiram ao pódio também Lara Ferreira, com a prata, e Isabela Soares, com o bronze.

Na divisão até 55kg feminino, a campeã foi Renê Belcássia, com 80kg na barra. A prata foi para Camila de Andrade, com 68kg, e o bronze ficou com Ana Paula Marques, com 52kg. Na prova masculina, com atletas de até 49kg, o ouro ficou com Gustavo Tavares, com 125kg. O segundo lugar foi Josenildo da Silva, com 105kg, e o terceiro foi Marcos Gabriel Cruzato, com 85kg.

Durante a tarde, mais três categorias masculinas foram disputadas. Na até 54kg, o pódio foi formado por João França, com 139kg, em primeiro; Erinaldo Lima, com 100kg, em segundo; e Nataniel dos Santos, com 95kg, em terceiro. Entre atletas com até 59kg, a prova foi dominada por Bruno Carra, que levantou 163kg para ficar com o ouro. A prata foi para Pedro Bispo Júnior, com 70kg. Na última prova do dia, divisão até 65kg, o campeão foi Luciano Dantas, com 148kg. Ele foi seguido por Aleander Whitaker, com 130kg, e José Marques, com 125kg.

A modalidade conta com atletas que estão em grande fase, como o medalhista de prata do Rio 2016, Evânio Rodrigues, Bruno Carra, 4º lugar nos Jogos, e Márcia Menezes, primeira medalhista brasileira em mundiais de halterofilismo, em 2014, em Dubai.

Além dos mais experientes, Mariana D’Andrea (até 61kg) e Mateus Silva (até 97kg), ambos medalhistas de ouro no Parapan de Jovens São Paulo 2017 e apostas para o futuro da modalidade, também competem neste fim de semana.

Atletismo e natação
Os competidores de atletismo e natação estreiam neste sábado, a partir das 8h. As provas são regionais e os índices são válidos para a disputa das etapas nacionais do Circuito, a partir de junho.

As duas modalidades terão a participação das novas caras do esporte paralímpico. Cinco atletas que ajudaram o Brasil na campanha do último Parapan de Jovens, em São Paulo, estão inscritos para as disciplinas. Na natação, a dona de quatro medalhas de ouro Laila Garcia e o medalhista de prata Lucas Fernandes disputarão as provas. No atletismo, os jovens Ilquias Pereira, bronze nos 100m T47, Gabriela da Silva, ouro nos 100m T11, e Marcel Carrato, ouro no salto em altura T44, estarão entre os concorrentes a uma medalha em suas provas.

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
 
Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
 
As equipes de natação e halterofilismo têm patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Circuito Loterias Caixa – etapa regional Centro-Leste
Data: 7 a 9 de abril, em Brasília (DF)
Locais
Atletismo: CIEF – SGAS 908, atrás do colégio Elefante Branco
Natação e halterofilismo: CECAF – Centro de Capacitação Física – Setor Policial Sul QD 4, Lt 5, Brasília – DF
Horário: Das 8h às 12h, das 14h às 18h

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery